Website
Em resumo, um website é algo construído para apresentar uma empresa ou instituição. Eles podem ser feitos com várias páginas ou como uma “one page” (página única). Nele são apresentadas a empresa, os produtos e serviços e são oferecidas opções de contato.
Hotsite
Um hotsite é o equivalente a um website, porém, com foco em apenas um produto ou evento. Geralmente os hotsites são temporários e visam manter o foco das pessoas apenas naquilo que se quer mostrar, sem tirar a atenção para outros serviços da empresa. São bastante usados em lançamentos de produtos, campanhas de promoção temporárias, entre outros.
Landing Page
Landing page, ou, simplesmente “página de destino”, como o nome já diz, é uma página única. Essa página tem um foco único, e tem um objetivo principal: obter conversões. O ideal para landing pages é criar conteúdo com foco em um único produto ou serviço, de maneira bem específica, dando o máximo de foco e oportunidades de que a pessoa efetue a compra ou entre em contato com mínimo esforço.
Portal
Um portal já é algo mais completo, que divide o seu conteúdo em várias categorias ou subcategorias. Ele tem, muitas vezes, públicos distintos, que podem estar interessados em apenas um dos seus conteúdos. Por isso, acaba sendo um dos perfis de sites mais procurados para divulgar anúncios, campanhas e fazer parcerias, levando outras empresas a atigir um público maior e mais distinto. O princípio dos portais é levar informações e conhecimentos, seja sobre saúde, política, eventos, filmes ou notícias gerais.
Blog
Por fim, o blog é uma ferramenta que permite publicar conteúdos específicos, assim como um portal, porém, esses conteúdos devem ter uma “área” de conhecimento em comum, com conteúdo focado em apenas uma categoria (como política, economia, famosos, estética ou administração). É comum, inclusive, que websites, como os institucionais, tenham dentro da sua estrutura um blog, para divulgar conteúdo relevante para seu público e que conversem com as soluções oferecidas pelo negócio. São nos blogs também que boa parte das estratégias de marketing digital se concentram.
De acordo com cada estratégia, podem ser criados cada um desses tipos de site, que podem coexistir juntos, sem elimitar o efeito do outro. Exemplificando: ao mesmo momento que sua empresa tem um website institucinal no ar, que faz a sua marca ser encontrada em buscas na internet quando é pesquisado o seu nome ou o que oferece ao público; você também pode criar um hotsite temporário para apresentar um novo produto/ serviço que será oferecido pela sua marca, que precisa chamar a atenção do público; e assim são criadas campanhas que levam para uma landing page que irá receber cadastros de pessoas, agora leads, que se interessem por receber em primeira mão um teste do novo produto.
Pode parecer complexo, mas no meio digital várias estratégias podem coexistir e estimular melhores resultados uma das outras, gerando retorno para o seu negócio.