O Inbound marketing, em uma tradução literal, poderia ser chamado de ‘marketing de entrada’, mas também é muito conhecido como o ‘marketing de atração’ ou até o ‘novo marketing’. O legal disso é que o Inbound é uma estratégia inovadora que rompe com antigos conceitos do marketing, baseando o seu trabalho, agora, em ganhar o interesse do público, fazendo com que seus potenciais clientes te encontrem e te procurem, por meio de uma comunicação interessante para ambas as partes.
O Inbound Marketing é um nome dado para um conjunto de ações que têm como objetivo atrair clientes através de uma comunicação que gere interesse. Isso significa que você vai usar conteúdo relevante, que vai prender a atenção de pessoas que fazem parte do seu público-alvo, tudo isso para tornar a sua marca forte e incrivelmente atrativa para essas pessoas.
Você será lembrado, visto e seus produtos e serviços serão comprados naturalmente, como um resultados de todos esses esforços “invisíveis”, pois esse tipo de marketing não parece apenas “propaganda”. Quanto mais conteúdo, mais relevância, mais gente interessada em saber mais. E quanto mais você se comunicar, uma rede maior de pessoas será alcançada e você terá a oportunidade de fazer a sua marca interagir e se relacionar com todas elas.
O Inbound não se trata apenas de publicar conteúdo em blogs e redes sociais, mas considera-se uma estratégia completa focada em gerar interesse real nas pessoas, com informações verdadeiramente úteis para elas, que são divulgadas de maneira inteligente, por e-mail, WhatsApp, blog, site, redes sociais, anúncios e até mídias off-line (qualquer alternativa que as levem para o on-line da sua marca).
Ao tornar a sua marca forte e presente, você terá uma curva de crescimento contínuo. Diferente do que ocorre com mídias pagas, que têm um ponto de equilíbrio muito mais próximo de ser alcançado, ações de Inbound Marketing podem ser diversificadas e ampliadas enquanto houverem pessoas que possam, em algum momento, consumir o seu produto ou serviço.
Entretanto, isso não significa que essa estratégia é uma “alternativa” a outros tipos de ações, mas mais uma opção para ampliar os horizontes e atrair novos públicos de todos os lados. Muitas vezes, uma estratégia pode se basear em conceitos “tradicionais” do marketing para atrair um possíveis cliente, e quando o mesmo não está aberto para uma conversa “comercial” ainda, ser redirecionado para uma abordagem do Inbound, deixando que ele decida por si só quando estiver (e se vai estar) pronto para consumir seu produto/ serviço.
Outro fato muito interesse é que o Inbound Marketing ajuda a educar o público, gerando uma nova demanda que, normalmente, não existiria. Isso acontece porque nem sempre o público entende o que seu produto/ serviço significa para eles, ou até não percebe que eles tinham necessidade no que você tem para oferecer, mas não notariam isso se não fossem estimulados a repensar o suas vontades. Caminhando por um fluxo regular e bem estrutura, é possível gerar uma demanda, redirecionar um interesse para a sua solução e atender um público que começa a ver valor no que você oferece,