Essa pergunta tem diversas respostas, mas um jeito simples de definir um site é: uma forma prática de apresentar sua empresa para o público geral, com todas as suas qualidades e diferenciais e, também, os seus produtos e serviços, no meio digital. A forma como você faz isso pode, definitivamente, definir o futuro da sua empresa.
Website é uma palavra em inglês com os componentes: web (rede) e site (sítio ou lugar). Assim, significa literalmente “um espaço na web”. Um site serve para comunicar, divulgar, vender ou entregar algo. Por isso, qualquer empresa, governo, organização ou pessoa pode criar um site na Internet. Como resultado, a quantidade de sites já passa a casa do bilhão.
Sendo um website a identidade digital de uma empresa, que se consolida como autoridade digital com conteúdos relevantes, vender, é importante saber também que existem diversos tipos de site.
Tipos de sites
Sites institucionais: servem para comunicar quem é a empresa, sua missão, visão, valores e história;
Sites de vendas ou e-commerce: tem o objetivo na venda direta de produtos ao consumidor;
Sites de conteúdo: servem para atrair pessoas com potencial para se tornarem clientes da empresa;
Sites de prestação de serviço: como o exemplo de clínicas e consultórios médicos, que oferecem opção de agendamento de consultas;
Sites de divulgação ou hotsites: eles existem exclusivamente para divulgar algo, como um único produto ou evento;
Sites de jogos: engloba todos os sites que oferecem jogos para as pessoas acessarem e jogarem;
Sites de encontros: um lugar para as pessoas conhecerem outras, de todas as partes do mundo, na internet;
Sites pessoais: criados para compartilhar com o público fatos sobre sua vida pessoal, interesses e atividades; – sites para personalidades: lugar para compartilhar informações relevantes para pessoas conhecidas, relacionadas a agendas, shows, palestras, workshops e outros eventos.