As formas de interações entre as pessoas já não são como antes. Não se vê tanta gente saindo de casa para conversar ou jogar com amigos nas casas deles. As necessidades humanas de relacionamento seguem inalteradas, mas, com a facilidade das redes sociais isso é feito através de um computador ou smartphone e com um número infinito de pessoas ao mesmo tempo.
Com a popularização da internet, nos anos 2000, nós temos gastado cada vez mais tempo do nosso dia interagindo com outras pessoas através das redes sociais. Uma pesquisa da ComScore revelou que os quase 1 bilhão de usuários do Facebook, lá em 2012 (um ano após seu surgimento), gastam cerca de 405 minutos por mês acompanhando os seus perfis. Nos últimos anos, esse número só fez crescer.
E é importante apontar que os brasileiros estão entre os povos que mais utilizam essas plataformas. Além disso, um dos principais motivos para as pessoas acessares as mídias sociais, e pesquisar empresas e soluções enquando estão lá, é a vontade de opinar a respeito de produtos ou serviços. Pessoas nas redes sociais costumam falar sem censura, comentar em conversas de pessoas que pouco conhecem e ter um comportamento mais transparente em relação ao mundo real.
A imagem de uma marca depende da atuação de seu marketing digital, e para a sua empresa isso é uma enorme oportunidade. Ao invés de colocar fachadas e outdoors para que as pessoas pudessem ver sua marca no caminho, quando estivessem indo a algum lugar, você está junto delas, na casa delas, nas mãos delas, 24 horas por dia, participando de maneira interativa da vida social dos seus clientes e possíveis compradores.
Um dos principais pontos da redes sociais, tanto de pessoas para pessoas como de empresas para clientes (e possíveis futuros clientes) é que esse canal proporciona maior facilidade de construir e manter os relacionamentos. Afinal, a missão do Facebook é manter todas as pessoas conectadas. E toda empresa sabe que manter um cliente satisfeito é a maior missão, já que o preço por aquisição é muito maior do que o que se gasta para manter um bom relacionamento com um cliente de longa data.
Para todos os tipos de marcas, as principais vantagens das redes sociais são: interação com o público, fortalecimento da marca, divulgação dos produtos e serviços, opção de anúncios pagos dentro das redes, uma alternativa com custo mais barato para apresentar sua marca/ produtos/ serviços e uma maneira de entender o comportamento dos seus clientes.