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10 coisas para não fazer no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares e poderosas do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Ele é uma ferramenta incrível para divulgar o seu negócio, se conectar com o seu público-alvo, gerar tráfego, leads e vendas. Que tal contar com dicas de algumas coisas para não fazer no Instagram?

O que não fazer no Instagram
Seguir muita gente? Ter muitas hashtags? Saiba o que não fazer no Instagram.

Para ter sucesso no Instagram, é preciso saber usar a plataforma de forma estratégica e profissional. Existem alguns erros comuns que muitas empresas cometem no Instagram, que podem prejudicar a sua imagem, o seu engajamento e os seus resultados.

Neste artigo, vamos mostrar 10 coisas que você não deve fazer no Instagram, e como evitá-las ou corrigi-las. Confira!

1. Excesso de autopromoção

Embora seja importante promover os seus produtos ou serviços no Instagram, é essencial equilibrar as postagens de autopromoção com conteúdo relevante e de valor para os seguidores. E esta é a primeira coisa para não fazer no Instagram. Evite ser excessivamente comercial e só pensar em vender, foque em criar relacionamentos genuínos com o seu público-alvo.

Uma boa regra é seguir a proporção 80/20: 80% do seu conteúdo deve ser educativo, informativo, inspirador ou divertido, e apenas 20% deve ser promocional. Assim, você vai gerar confiança, autoridade e simpatia na sua audiência, que vai se sentir mais propensa a comprar de você quando você fizer uma oferta.

2. Excesso de postagens

Postar muitas vezes ao dia pode ser bom para determinados nichos, como curiosidades, informações / notícias, brincadeiras / memes e blog pessoal. Mas quando falamos de empresas ou empresários, o conteúdo em excesso cria escassez de pautas e obriga o gestor de conteúdo a repetir temas que já foram abordados recentemente, fazendo com que a conta se torne cansativa, ocasionando a perda interesse dos seguidores.

postar muitas vezes no Instagram
Postar de forma exagerada no Instagram, além ser chato para seus seguidores, reduz o alcance individual e, consequentemente, o alcance orgânico da sua conta toda.

A frequência ideal de postagens no Instagram depende de vários fatores, como o seu segmento de mercado, o seu público-alvo, os seus objetivos e a qualidade do seu conteúdo. Não há uma regra única que sirva para todos os casos, mas há algumas recomendações gerais que podem ajudar.

Segundo um estudo da Tailwind, a frequência média de postagens no Instagram em 2020 foi de 0,68 vezes por dia (ou seja, cerca de uma vez a cada dois dias). O estudo também mostrou que postar mais vezes não significa necessariamente ter mais engajamento ou crescimento. Na verdade, postar demais pode até diminuir o alcance orgânico das suas postagens.

Portanto, é melhor focar na qualidade do que na quantidade. Crie um calendário editorial que planeje as suas postagens com antecedência, escolha temas relevantes e variados para o seu público-alvo e teste diferentes horários e dias da semana para ver quais geram mais resultados.

3. Imagens e vídeos de baixa qualidade

O Instagram é uma rede social visual, onde as imagens e os vídeos são os principais elementos do conteúdo. Por isso, é fundamental que as suas imagens e vídeos sejam de alta qualidade, pois elas são responsáveis por chamar a atenção dos usuários e transmitir a mensagem da sua empresa.

Investir em boas imagens para o Instagram
Qual desses dois concorrentes você compraria? Investir em boas imagens eleva a capacidade de fechar vendas.

Imagens sem nitidez, tremidas, com iluminação ruim, ângulos que não valorizam o produto ou com edição feita em editores simples e não profissionais representam uma perda enorme na perspectiva de qualidade que os usuários têm da sua empresa. Empresas com posts criados com baixa qualidade só conseguem clientes que querem pagar pouco.

Para criar imagens e vídeos de qualidade para o Instagram, você pode seguir algumas dicas:

  • Use uma câmera ou um celular com boa resolução e estabilização de imagem.
  • Escolha um cenário limpo, iluminado e que tenha a ver com o seu produto ou serviço.
  • Use ângulos que valorizem o seu produto ou serviço, mostrando os detalhes e os benefícios.
  • Use filtros e efeitos com moderação, evitando exageros que possam distorcer ou poluir a imagem.
  • Use um editor profissional, como o Photoshop ou o Lightroom, para fazer ajustes finos na imagem, como contraste, brilho, saturação etc.
  • Siga as dimensões recomendadas pelo Instagram para cada tipo de postagem, como 1080 x 1080 pixels para posts quadrados, 1080 x 1350 pixels para posts verticais e 1080 x 566 pixels para posts horizontais.
  • Aproveite a nova opção do WhatsApp que permite enviar imagens e vídeos em HD. Essa opção foi lançada na última versão do aplicativo, tanto para Android quanto para iOS, e permite enviar imagens e vídeos com a maior resolução possível, sem reduzir o tamanho ou a qualidade dos arquivos. Isso pode ser útil para receber materiais de clientes pelo WhatsApp, pois a maior parte dos clientes não sabe ou não gosta de usar e-mail ou drives virtuais para enviar os materiais, nem sabem ou querem aprender a usar o envio como “documento” no próprio WhatsApp.

4. Criar uma conta só para você e seu negócio

É muito comum advogados, dentistas, médicos, nutricionistas e esteticistas reaproveitarem suas contas pessoais para publicar conteúdo profissional. No início a ideia pode parecer boa, pois você já começará com alguns seguidores, mas além de se expor sem necessidade, você vai perder interesse dos seus amigos quando os posts forem de temáticas profissionais e dos seus clientes quando os posts forem mais íntimos. Tenha sempre contas separadas, compartilhe o conteúdo da conta profissional na sua conta pessoal, mas sempre separe as contas.

Misturando conta pessoal e profissional no Instagram
Ter uma única conta para uso pessoal e profissional no Instagram é como viver em regime semiaberto, uma parte de você ou da sua carreira está presa.

Antes de ter uma conta profissional no Instagram, tenha também um número separado para fazer seus atendimentos por telefone ou WhatsApp. Faça também uma conta de e-mail única. Só aí, crie uma conta profissional no Instagram. E não esqueça de alterar o perfil para profissional e vincular uma página no Facebook, que você também deve alimentar com conteúdo profissional.

5. Falta de relevância

Postar memes da moda, dancinhas do TikTok e outros assuntos que não agregam valor real aos seus seguidores pode atrair algumas curtidas e comentários, mas não vai atrair clientes. Para criar uma imagem de valor no Instagram, relacione seus produtos, serviços ou temas que tenham relação direta ou indireta com conteúdos que realmente sirvam para ajudar seus seguidores.

Para criar conteúdo relevante para o seu público-alvo no Instagram, você pode seguir algumas dicas:

  • Conheça bem o seu público-alvo: faça uma pesquisa de mercado e crie personas (representações fictícias dos seus clientes ideais) para entender quais são os seus problemas, desejos, necessidades e interesses.
  • Crie conteúdo educativo: ensine algo que o seu público-alvo queira aprender sobre o seu segmento de mercado ou sobre o seu produto ou serviço. Por exemplo: dicas, tutoriais, curiosidades etc.
  • Crie conteúdo informativo: compartilhe informações relevantes e atualizadas sobre o seu segmento de mercado ou sobre o seu produto ou serviço. Por exemplo: notícias, novidades, lançamentos etc.
  • Crie conteúdo inspirador: mostre histórias de sucesso ou casos de clientes que usaram o seu produto ou serviço e tiveram resultados positivos. Por exemplo: depoimentos, antes e depois etc.
  • Crie conteúdo divertido: use o humor para entreter o seu público-alvo e gerar empatia. Por exemplo: memes relacionados ao seu segmento de mercado ou ao seu produto ou serviço.

6. Excesso de hashtags

As hashtags são palavras-chave que ajudam a categorizar e a encontrar o seu conteúdo no Instagram. Elas podem aumentar o alcance e a visibilidade das suas postagens, se usadas de forma adequada e estratégica.

Foque apenas nas hashtags principais
Todo exagero pode ser ruim. Foque nas hashtags mais importantes.

No entanto, usar hashtags em excesso pode ser prejudicial para o seu perfil. Isso porque o Instagram pode interpretar o uso abusivo de hashtags como spam, e penalizar as suas postagens, reduzindo o seu alcance orgânico. Além disso, usar hashtags irrelevantes ou fora de contexto pode afastar os seus seguidores e potenciais clientes, que podem se sentir enganados ou confusos.

Por isso, é recomendável usar apenas as hashtags que tenham uma relação real com o seu conteúdo, o seu segmento de mercado e o seu público-alvo. Evite usar termos genéricos ou populares só porque estão em alta, se eles não tiverem a ver com o seu negócio. Também evite repetir as mesmas hashtags em todas as postagens, pois isso pode diminuir a sua relevância.

Uma boa regra é limitar o número de hashtags por postagem a no máximo cinco, escolhendo as mais específicas e pertinentes para cada caso. Você também pode usar ferramentas como o Hashtagify ou o All Hashtag para pesquisar e analisar as melhores hashtags para o seu negócio.

7. Ignorar comentários e mensagens

É importante manter um bom relacionamento com os seus seguidores e clientes no Instagram. Ignorar comentários e mensagens pode passar a impressão de falta de interesse ou má gestão da sua empresa. Responda prontamente às interações e demonstre que você se importa com a opinião e as necessidades dos seus seguidores.

Responder aos comentários e mensagens pode trazer vários benefícios para o seu negócio, como:

  • Aumentar o engajamento: quanto mais você interage com os seus seguidores, mais eles se sentem motivados a interagir com você, gerando um ciclo positivo de comunicação.
  • Melhorar a reputação: ao responder aos comentários e mensagens, você mostra que é atencioso, educado e profissional, criando uma imagem positiva da sua empresa.
  • Fidelizar clientes: ao responder aos comentários e mensagens, você cria um vínculo de confiança e lealdade com os seus seguidores, que podem se tornar clientes fiéis e indicar o seu negócio para outras pessoas.
  • Resolver problemas: ao responder aos comentários e mensagens, você pode solucionar dúvidas, reclamações ou sugestões dos seus seguidores, evitando conflitos ou insatisfações.

8. Não acompanhar métricas e resultados

É fundamental acompanhar e analisar as métricas de desempenho das suas postagens no Instagram. Isso permitirá que você avalie o sucesso das suas estratégias e faça ajustes quando necessário. Fique atento ao engajamento, ao alcance e às conversões para entender o que funciona melhor para o seu público e otimizar as suas estratégias de conteúdo.

Não acompanhar as métricas e resultados
Acompanhar os resultados e as métricas dentro da plataforma é tão importante quanto as métricas fora dela.

Para acompanhar as métricas do Instagram, você pode usar os recursos nativos da plataforma ou ferramentas externas. Os recursos nativos são:

  • Insights: é a ferramenta do Instagram que mostra dados sobre o seu perfil, as suas postagens e os seus stories. Você pode acessá-la tocando no ícone de gráfico no canto superior direito do seu perfil. Lá você pode ver informações como: número de seguidores, impressões, visitas ao perfil, cliques no site etc.
  • Estatísticas: é a ferramenta do Instagram que mostra dados sobre os seus anúncios. Você pode acessá-la tocando no ícone de três linhas no canto superior direito do seu perfil, e depois em Estatísticas. Lá você pode ver informações como: alcance, impressões, cliques, custo por clique etc.

Algumas ferramentas externas que podem te ajudar a acompanhar as métricas do Instagram são:

  • Iconosquare: é uma ferramenta que permite gerenciar múltiplas contas do Instagram, analisar o desempenho das postagens, monitorar os comentários, agendar as postagens etc. Ela oferece um teste grátis de 14 dias e planos pagos a partir de US$ 29 por mês.
  • Sprout Social: é uma ferramenta que permite gerenciar várias redes sociais, incluindo o Instagram, analisar o desempenho das postagens, monitorar os comentários, agendar as postagens etc. Ela oferece um teste grátis de 30 dias e planos pagos a partir de US$ 99 por mês.
  • Hootsuite: é uma ferramenta que permite gerenciar várias redes sociais, incluindo o Instagram, analisar o desempenho das postagens, monitorar os comentários, agendar as postagens etc. Ela oferece um plano grátis para até três perfis sociais e planos pagos a partir de US$ 19 por mês.

9. Compartilhar conteúdo ofensivo ou controverso

Tenha cuidado ao compartilhar conteúdo nas redes sociais. Evite publicar mensagens ofensivas, polêmicas ou que possam prejudicar a imagem da sua empresa. Lembre-se de que as suas postagens são uma representação da sua marca e devem ser alinhadas aos valores e à missão da sua empresa.

Alguns exemplos de conteúdo que você deve evitar no Instagram são:

  • Conteúdo discriminatório: não publique nada que possa ofender ou excluir pessoas por causa da sua cor, raça, etnia, religião, gênero, orientação sexual, idade, deficiência etc. Respeite a diversidade e a inclusão.
  • Conteúdo violento: não publique nada que possa incitar ou glorificar a violência, o ódio, o terrorismo, o extremismo etc. Promova a paz e a harmonia.
  • Conteúdo sexual: não publique nada que possa ser considerado obsceno, pornográfico, erótico etc. Mantenha a discrição e a elegância.
  • Conteúdo ilegal: não publique nada que possa violar as leis ou os direitos autorais de outras pessoas ou empresas. Cumpra as normas e as regras.
  • Conteúdo falso: não publique nada que possa ser considerado mentiroso, enganoso, fraudulento etc. Verifique as fontes e as informações.

10. Comprar seguidores ou engajamento

Um dos maiores erros que você pode cometer no Instagram é comprar seguidores ou engajamento. Isso pode parecer uma forma rápida e fácil de aumentar os seus números na rede social, mas na verdade é uma péssima ideia que pode trazer sérios prejuízos para o seu negócio.

Comprar seguidores é ruim sempre
Comprar seguidores ou engajamentos só trará prejuízo.

Isso porque os seguidores ou o engajamento comprados são falsos, ou seja, são contas criadas apenas para inflar números, sem qualquer interesse ou atividade real na rede social. Eles não abrem o feed, não veem os seus posts e não interagem com eles.

Assim, o Instagram entende que os seus posts não são relevantes nem interessantes para os seus seguidores, e reduz o seu alcance orgânico. Isso significa que os seus posts serão exibidos para menos pessoas, inclusive para os seus seguidores reais. Além disso, os seus posts terão menos chances de aparecer nas sugestões ou no Explorar do Instagram, que são formas de atrair novos seguidores qualificados.

Além disso, comprar seguidores ou engajamento pode prejudicar a sua reputação e a sua credibilidade no mercado. Os usuários podem perceber que os seus números são falsos e perder a confiança na sua empresa. Você também pode ser denunciado ou banido pelo Instagram por violar as suas políticas.

Portanto, comprar seguidores ou engajamento no Instagram é uma péssima ideia para quem quer ter uma conta de sucesso na internet. O ideal é investir em estratégias éticas e eficientes para atrair e engajar seguidores reais e interessados no seu negócio.

Dica bônus para o que não fazer no Instagram

Achar que poderá fazer tudo sozinho para sempre, ou que é possível contratar mão-de-obra barata para cuidar de maneira profissional da sua conta no Instagram. Por incrível que pareça, mesmo empresas de médio porte não dão valor para uma gestão profissional. Isso gera perdas de vendas constantes e eles demoram um tempo precioso para perceber que o problema está na sua reputação mal construída no Instagram.

Ou seja, ter uma gestão amadora é mais uma das coisas para não fazer no Instagram. Confie numa agência com equipe completa de estrategistas, designers, criadores de conteúdo, revisores e com uso de ferramentas profissionais para ter a qualidade que sua empresa precisa verdadeiramente.


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