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Quando cancelar com sua agência de marketing digital?

Muitos empresários ponderam sobre a continuidade de contratos com agências de marketing digital, especialmente diante de desafios financeiros ou expectativas não atendidas. No entanto, é crucial discernir entre razões válidas e decisões precipitadas que podem prejudicar a presença online de uma empresa. Para ajudar o mercado, não apenas os clientes da Tigris e de outras agências, mas também os donos de agências, a entender mais sobre os mais diversos argumentos, criamos este conteúdo. Afinal, quando cancelar com sua agência de marketing digital? O último motivo é o mais polêmico.

Quando cancelar com sua agência de marketing digital
Responder a pergunta de quando cancelar com sua agência não é simples, principalmente porque envolve uma decisão delicada. Aqui vamos te ajudar a entender os motivos por trás de cada pedido.

Este texto contém ironias e analogias que podem ferir os sentimentos de muitos empresários que querem uma desculpa para cancelar o contrato com sua agência de marketing digital. Se não tiver estômago, não continue a leitura deste conteúdo. Mas se está em busca de conhecimento real e entender as razões para quando cancelar o contrato com sua agência, peço que leia o conteúdo completo deste post!


Aos clientes de agências, é importante entender que, antes de cancelar um contrato, existem inúmeros riscos envolvidos e que, interromper ações pode levar a prejuízos irreparáveis. Aos donos de agência, é interessante que seus clientes saibam dessas informações quando desejarem a interrupção de um contrato. Existem motivos que são inegociáveis e que não há como retroceder na decisão. São motivos justos e que o cancelamento é, de fato, a melhor decisão.

Mas antes de entrarmos nas razões justas e coerentes, é muito mais válido entendermos as razões mais comuns e, muitas vezes absurdas, que são usadas para justificar uma interrupção de contrato com uma agência de marketing digital.

Quando cancelar com sua agência usando desculpas esfarrapadas

As justificativas abaixo possuem falhas. Normalmente são apenas desculpas para motivos ocultos, como má gestão, ego ferido, necessidade de resultados gigantes com investimento diminutos ou vontades pessoais sendo aplicadas acima das necessidades comerciais.

Estou precisando cortar custos

Argumento: “Estamos cortando despesas e precisamos economizar no marketing digital.”

Quando o empresário quer cancelar com sua agência para cortar custos
Empresário que cancela com sua agência para cortar custos, geralmente perde ainda mais com a redução nas vendas.

Entendemos a necessidade de otimizar recursos em determinados momentos ou em situações econômicas, mas cortar investimentos em marketing digital pode comprometer a visibilidade e o crescimento a longo prazo. Quantos anos você já está com a sua empresa no mercado? Imagine ter que começar tudo praticamente do zero? Seus concorrentes terão ocupado o seu espaço no mercado, sua imagem terá se apagado e apenas seus clientes lhe conhecerão.

Vimos isso acontecer em 2020, no auge da pandemia, quando empresas resolveram cortar o marketing na intenção de economizar. Porém, em 2021, as empresas que se mantiveram ativas em 2021, recuperaram as perdas e ainda tiveram lucros, ocupando os espaços deixados pelos azarados que fizeram a infeliz escolha de interromper por completo os investimentos em marketing.

Em vez de eliminar completamente, considere ajustar estratégias para melhor atender às metas de orçamento. Reduza o volume de publicações no Instagram, por exemplo, avalie a mídia paga que está lhe dando leads mais qualificados e procure focar nela. Escrevemos um conteúdo apenas sobre esse tema bem aqui: Marketing em tempos de crise: cortar ou manter?

Vou contratar uma agência mais barata

Argumento: “Encontramos uma agência mais barata que oferece serviços semelhantes.”

Trocando por uma agência mais barata
A “agência mais barata” geralmente é uma “eugência”, que, em algum momento, vai te deixar na mão porque esqueceu, não deu tempo, não sabia fazer, mas disse que sabia pra não perder o contrato ou porque apareceu um cliente que paga melhor.

Preço não deve ser o único critério. A qualidade dos serviços, experiência e resultados são fundamentais. Imagine uma mesma categoria de carro: Hatch. Agora imagine dois modelos distintos: Um Audi A3 e um Chevrolet Onix. Quando este texto foi escrito, o modelo de Onix mais completo custava R$ 107 mil e a versão mais básica do A3 estava custando R$ 285 mil. O que os diferencia tanto? Ambos possuem 4 rodas, boa dirigibilidade na cidade e na estrada, são automáticos e têm os mesmos itens básicos, como freios ABS, Airbags, Tela LCD etc. Quer saber qual é a grande diferença que faz o Audi custar quase o triplo do preço?

Não é a potência do motor ou o país de origem. É qualidade! A atenção em cada detalhe. Quanto mais atenção aos detalhes, melhor a entrega, mais benefícios e mais caro seu valor.

Uma agência mais barata pode não oferecer o mesmo retorno sobre investimento (ROI) que uma parceria sólida com uma agência mais estabelecida. Uma agência que troca profissionais com mais de 12 anos de mercado por estagiários com 2 anos de faculdade não pode lhe entregar o mesmo resultado.

Em resumo: quando cancelar com sua agência que você pagava R$ 2 mil para ganhar R$ 40 mil, para contratar outra que cobra R$ 1 mil, mas te dá R$ 5 mil de resultado, saiba que isso jamais será uma troca racional.

Eu vou contratar um estagiário

Argumento: “Optamos por ter um estagiário para lidar com nossas iniciativas de marketing digital.”

Quando cancelar com sua agência para colocar uma só pessoa
Quando colocar um profissional para substituir sua agência, tenha em mente que, além de sobrecarregá-lo, você estará exigindo múltiplos conhecimentos de uma só pessoa e ainda poderá incorrer em acúmulo de função não remunerado.

Estagiários ou profissionais de marketing podem ser valiosos, mas a complexidade do marketing digital requer expertise e diversidade de conhecimento. Nosso CEO sempre diz “Existem estagiários que são bons designers, bons criadores de conteúdo e bons estrategistas. Mas a chance de você encontrar um desses é quase a mesma de ganhar na Mega Sena” (Fernando Barbosa, CEO da Agência Tigris).

Uma agência traz conhecimento especializado e experiência acumulada, garantindo uma estratégia coesa e resultados eficazes. Trocar a união de várias mentes pensando em conjunto por uma única mente sem maturidade é um risco que nenhum empresário racional irá correr.

Você já viu uma máquina de fazer coxinhas? Você coloca os ingredientes e ela faz a massa, o recheio, forma no tamanho e peso precisos, empana, frita e entrega a coxinha pronta. Tudo com precisão, seguindo a receita que o dono da padaria criou ou herdou da sua família e com volume para atender milhares de consumidores por dia. Uma agência é como a máquina de coxinha. O estagiário é como o funcionário que vai montar tudo manualmente, tendo que pesar cada ingrediente separadamente, moldar nas mãos com cuidado, fritar e fazer tudo isso sozinho, sem ajuda de ninguém. E, quando cancelar com sua agência, você ainda vai querer que ele entregue o peso preciso, o formato exato e que ele tenha a capacidade de atender milhares de consumidores por dia. Mas isso nunca vai acontecer!

Já tem 1 semana e ainda não fiz uma venda

Argumento: “Não vimos resultados imediatos, então não está funcionando.”

O marketing digital, mesmo que tenha ações de curto prazo, não possui milagres imediatistas. Até mesmo na gestão de tráfego, quando conseguimos resultados em até 24 horas após a publicação da campanha, não prometemos que esse resultado vai acontecer. Isso porque existem fatores determinantes para que haja um bom resultado e, no marketing digital, uma das palavras-chave mais importante é a “aprendizagem de máquina”.

A Aprendizagem de Máquina é o termo usado para que a Inteligência Artificial da plataforma possa aprender a partir dos testes que você realiza nela. Quando você inicia uma campanha, suas publicações e anúncios são exibidos “aleatoriamente” para um número de pessoas. Parte dessas pessoas interage com o seu criativo. A plataforma identifica o comportamento dessas pessoas, analisa e passa a exibir suas postagens e campanhas para pessoas com perfil mais aproximados com esse público. Mas isso não acontece do dia para a noite, é preciso tempo. Para Meta e Google, o tempo mínimo são de 90 dias. TikTok são 120 dias.

A paciência é crucial para colher os frutos de estratégias bem planejadas. Quando cancelar com uma agência por alegar baixo resultado imediato, saiba que isso resultará em dois resultados prováveis:
1. A agência que substituirá a anterior vai colher os frutos da Aprendizagem de Máquina que a primeira conseguiu e levará os créditos por isso;
2. A agência que substituirá a anterior terá que recomeçar todo o trabalho, pois usa estratégias distintas da primeira, e você recomeçará o ciclo, trocando de agência em breve e torcendo para a próxima cair na primeira opção.

Eu queria mais seguidores

Argumento: “Não estamos obtendo seguidores suficientes no Instagram.”

Focar apenas em métricas de vaidade, como seguidores, pode ignorar o impacto real nas vendas. Métricas diferentes são alcançáveis com estratégias diferentes. Se o seu objetivo for obter mais interações em suas postagens, por exemplo, você deve focar em tráfego pago, com objetivo de engajamento por publicação. Se o seu desejo for ter mais seguidores, seu foco deve ser em firmar parcerias com influenciadores e mídias promocionais para atrair mais pessoas para a sua conta.

É importante saber, que métricas de vaidade não costumam representar aumento nas vendas, apenas inflam o ego do dono da empresa, que se sente mais feliz por ter um Instagram mais engajado em curto prazo. O correto é focar em ter publicações interessantes, que agregam valor aos usuários, atraindo pessoas interessadas em comprar da marca. Com o tempo, a marca terá muitos seguidores e interações também. É importante analisar métricas que contribuam diretamente para os objetivos de negócios, a vaidade deve ser sempre o segundo plano.

Este mês não estamos vendendo nada

Argumento: “Durante as épocas de vendas baixas, não precisamos de marketing digital.” ou “Precisamos de vendas constantes, não dá para reduzir em determinados meses do ano.”

As estratégias de marketing digital devem ser consistentes, mesmo durante períodos mais lentos. Quase 100% dos mercados estão sujeitos a sazonalidades, com períodos de alta demanda e baixa nas vendas. Desejar que as vendas e as conversões sigam com fluxo elevado constantemente, ou acreditar que não precisa manter ações durante o período mais fraco é um erro “fatal”, e vamos explicar por quê.

Durante a baixa temporada, manter a sua presença firme ajuda a sua marca a se manter aquecida. Além de gerar algumas vendas, reduzindo as perdas do período fraco, quando a alta temporada começar, as pessoas tendem a optar por marcas fortes para comprar e marcas presentes tendem a ocupar uma fatia maior do mercado. Além disso, como falamos em “Já tem uma semana e ainda não fiz uma venda”, manter a Aprendizagem de Máquina ativa faz com que suas campanhas atinjam o público certo. Quando cancelar com sua agência na baixa temporada para contratar na alta, terá que recomeçar a aprendizagem do zero, reiniciando o ciclo de 90 dias.

Não entendo o que vocês fazem

Argumento: “Não entendemos completamente o que a agência está fazendo.”

A comunicação transparente é essencial. Não é à toa que em nossos princípios falamos da verdade e do compartilhamento. E você pode ver isso em Agência de Marketing Digital em Recife. Além disso, fizemos um conteúdo muito interessante sobre a Participação do cliente no marketing digital: o caminho para o verdadeiro sucesso.

Se o cliente não se compromete com os resultados, buscando entender o que a agência está fazendo, entender as métricas, analisar os resultados, verificar seus próprios relatórios de vendas e conversar com sua equipe interna, não poderá responsabilizar a agência. Não é quando cancelar com sua agência que vai resolver os problemas internos. Eles acabarão piorando. Busque conhecer o mínimo, conversar com sua equipe e avaliar os resultados antes de tomar qualquer decisão.

Está demorando muito para fazer o que peço

Argumento: “A agência não executa imediatamente às nossas solicitações.”

Até mesmo quando você quer um café expresso precisa seguir alguma etapas: ligar a máquina, esperar ela “aquecer”, pegar a cápsula, colocar na máquina, apertar o botão e aguardar o café cair na sua xícara para poder tomar. Se você quer um café gourmet, de alta qualidade, esse processo não serve, e o tempo que leva para o preparo é muito maior, pois o café é selecionado, torrado, moído, aromatizado e passa por alguns processos até finalmente ser filtrado e cair na sua xícara.

Quando você trabalha com uma agência, deve entender duas coisas:
1. Você não é nosso único cliente e deve esperar a sua vez de ser atendido, como todos os outros;
2. Seguimos etapas para garantir que o que você deseja seja executado de maneira eficaz e que seja bom para o seu negócio.

A resposta rápida é importante. Se você precisa de um agente respondendo seus clientes nas redes sociais ou prestando um atendimento premium, contrate esse tipo de serviço e solicite à sua agência um treinamento especializado para sua equipe. Se precisa de um suporte integral da sua agência de marketing, solicite um orçamento para ter acesso a esse suporte 24h.

Mas se você quer que suas solicitações sejam atendidas de imediato, sem ter uma equipe completa trabalhando na sua empresa e sem pagar um bônus adicional para a sua agência, está na hora de se beliscar e acordar desse sonho. Quando cancelar com sua agência por esse motivo, saiba que vai acabar usando esse mesmo motivo para todas ou precisará rever seus conceitos.

Não está acompanhando as tendências

Argumento: “A agência não está seguindo as últimas tendências.”

Postar os últimos memes do Instagram, fazer Reels com as músicas em alta ou gravar as dancinhas da moda do TikTok não são estratégias de voltadas para empresas, são estratégias apenas para influenciadores digitais. Mesmo assim, nem todas as tendências do momento são válidas para todos os influencers.

Fazer seu time de vendas dançar com uma música da moda lhe dará mais chances de gerar um processo trabalhista do que um aumento significativo no faturamento. Quando cancelar com sua agência por causa de memes e dancinhas de TikTok, lembre-se de que focar apenas em modismos pode levar a resultados instáveis, incertezas nas vendas e enormes “buracos” no seu planejamento em médio prazo. É crucial equilibrar as tendências com estratégias sólidas e comprovadas se você está em busca de resultados duradouros e reais.

Esperava crescer mais rápido

Argumento: “Esperávamos resultados exponenciais em pouco tempo.”

Parece loucura, mas é comum empresários nos procurarem achando que irão investir R$ 2 mil por mês e em apenas 30 dias estarão vendendo R$ 70 mil de seus produtos. Como se fosse mágica. Outros ainda nos propõe uma cláusula contratual: “se eu não vender R$ 100 mil por mês, não pago seu contrato e você ainda terá que me ressarcir o investimento no Google Ads”. Disse o empresário que vai assinar um contrato de R$ 499,90 e investir R$ 600,00 no Google Ads (não contém ironia – é o puro suco da realidade).

“Ah! Mas eu vi que seu cliente X está investindo R$ 30 mil por mês e está faturando mais de R$ 800 mil”. Sim, de fato temos clientes faturando mais 26 vezes o valor que está investindo. Porém, existem diversos fatores envolvidos. Vamos para alguns deles:

  • Primeiro, o mercado dele é diferente do seu;
  • Segundo, ele está realizando esse investimento há mais tempo que você;
  • Terceiro, ele não investe apenas em publicidade, ele tem uma equipe de vendas treinada, um atendimento de alta qualidade e um pós-venda de alto nível, além de entregar um produto premium;
  • Quarto, ele entende nosso papel como agência, participa, dá espaço e contribui, somos um time.

Estabelecer expectativas realistas é fundamental, desde o primeiro contato com a agência. O marketing digital é um processo contínuo que leva tempo para alcançar resultados substanciais. Acompanhe, dê sugestões, troque experiências e contribua com ações dentro do seu segmento para que o marketing possa adaptar e transformar em ações digitais. Reveja seus processos internos e outros fatores que possam interferir nas vendas que o marketing digital está levando para sua empresa.

E tem mais uma coisa. Quando cancelar com sua agência porque seu “concorrente conseguiu crescer muito rápido em 3 meses há 5 anos atrás”, lembre-se: já se passaram 5 anos! Ou seja, ele foi pioneiro! Você está tendo que comer as sobras que ele deixou quando consumiu toda a refeição principal.

A grama do vizinho é mais verde que a minha

Argumento: “Nossos concorrentes estão tendo resultados melhores, precisamos de uma agência que faça o mesmo.”

É comum nos compararmos com nossos concorrentes. Isso não é um erro, muito pelo contrário. Nos espelharmos em estratégias vencedoras é extremamente recomendável para que possamos nos aperfeiçoarmos. O problema começa quando queremos fazer igual, sendo que a equipe é diferente, a estrutura é diferente, o endereço é diferente e, acima de tudo, o investimento (quase sempre) é diferente.

Aqui na Tigris já tivemos rede de farmácia local como cliente, que queria adotar as mesmas estratégias que uma grande rede de farmácias conhecida no Brasil inteiro, com um site igual, ações nas redes sociais, número de seguidores e, pasmem, ela também queria o mesmo engajamento nos posts impulsionados investindo apenas R$ 10,00 por impulsionamento em cada publicação.

Se está pensando em quando cancelar com sua agência porque está observando seu concorrente e quer fazer igual, lembre-se de que cada empresa é única, e as estratégias de marketing devem ser personalizadas. Seguir o que os concorrentes fazem nem sempre é a melhor abordagem.

Eu só estava usando seu conhecimento

Argumento: “Eu só precisava de um empurrãozinho, agora vou seguir sozinho.”

Algumas empresas usam sua expertise para fazer pesquisas, desenvolver planejamentos, montar campanhas, elaborar estratégias e organizar todas as ações. Com tudo pronto e com os resultados aparecendo, elas cancelam o contrato e tentam seguir sem você. Acontece que, eles ignoram as mudanças sazonais e as mudanças constantes no comportamento do mercado, dos consumidores, dos concorrentes e nas características tecnológicas. Em pouco tempo, acabam perdendo desempenho e precisam de uma agência para organizar tudo de novo.

Como comentamos em “Já tem 1 semana e ainda não fiz uma venda”, pode acontecer de você ter a sorte da Aprendizagem de Máquina ter passado e de você seguir usando a mesma estratégia. Nesse caso, vai colher os frutos da agência. É imoral, antiético, sem escrúpulos e muita sacanagem, mas pode dar certo. Por um tempo. O mercado é fluido e vai mudar, assim como as ferramentas e as tendências e desejos do público, e se você não acompanhar, começará a ver seus custos subirem e suas vendas caírem.

Quando cancelar com sua agência usando qualquer desculpa, mas tendo a intenção de seguir sozinho depois de ter usado profissionais, saiba que você não fará falta!

Quando cancelar com sua agência por motivos justos e coerentes

Depois de entendermos uma enorme variedade de desculpas usadas apenas para justificar a falta de planejamento ou a má gestão de empresários, precisamos alertar que, em muitos casos a má gestão chegou em um patamar sem volta, ou o mercado foi mais cruel do que a empresa poderia suportar, ou, pior ainda, a agência não está cumprindo o seu papel de prestar um serviço coerente com aquilo com a qual foi contratada para fazer. Sem mais perda de tempo, quando cancelar com sua agência é, de fato, uma necessidade justificada.

Minha empresa está decretando falência

Quando a empresa está decretando falência, ou está havendo uma separação na sociedade, é muito difícil manter os fornecedores ativos, e agência, por melhor que esteja prestando o serviço, também será afetada. Vimos isso acontecer em 2020, quando a pandemia sufocou muitas empresas, deixando empresários sem alternativas, a não ser fechar as portas, encerrando atividades que, muitas vezes, executavam por mais de 30 anos.

Quando cancelar com sua agência, tenha ciência de que, o problema não está neles e, muitas vezes, o problema também não está no mercado, mas na sua gestão. A agência de marketing digital executa bem o seu papel, gera leads qualificados para a empresa, porém, com uma má gestão, vendedores mal treinados deixam vendas caírem e pós-vendas inexistentes fazem a retenção de clientes despencarem. A falência por má gestão é responsável por até 60% das falências de empresas, de acordo com Sebrae. Além disso, a mesma pesquisa mostra que 17% dos empresários sequer fazem planejamento e 59% fazem para menos de 6 meses à frente. Significa que apenas 24% dos empresários brasileiros pensam como estarão além de 6 meses. Se estamos em setembro, 76% não sabe como será julho do próximo ano.

Estou montando uma equipe própria

Alguns anos atrás, quando a Tigris ainda estava “engatinhando”, participamos de uma concorrência para uma grande rede hoteleira. No fim, essa rede resolveu montar sua própria equipe de marketing, pois precisaria de respostas imediatas e um grande volume de ações. A equipe montada foi formada por 11 pessoas, entre o diretor de marketing, o gerente de marketing, dois designers, dois programadores, dois social medias, dois redatores e uma jornalista. O valor usado para investir nessa equipe veio da retirada da rede de um grande portal de hotéis, com o qual eles pagavam a soma enorme de comissão.

Casos como esse não devem ser comparados aos casos de quem diz que vai contratar um estagiário. Quando cancelar com sua agência de marketing digital, tenha certeza de que fará como essa grande rede hoteleira fez, e tenha uma equipe completa e pronta para satisfazer todas as necessidades do seu negócio em todas as diferentes frentes do marketing. Nesse caso, até melhor do que uma agência poderia fazer, pois a resposta será imediata.

Você também pode ter um profissional dedicado dentro da agência. Ele é contratado pela agência, mas tem diferentes níveis de dedicação, dependendo do seu contrato com a agência, podendo chegar a 100%. Em geral, ele é um profissional que trabalha para a agência, mas mantém prioridade na sua empresa, ou seja, quando precisa de resposta, ele vai parar tudo que está fazendo para atender a sua necessidade. E você pode optar por ter uma equipe multidisciplinar nesse modelo. É como ter uma equipe própria, mas com um custo menor.

Estou tendo prejuízo real

Decidimos colocar este tópico por último porque ele é o mais polêmico. Isso porque recebemos muitas visitas de agências concorrentes e este é o motivo pelo qual 66% dos nossos clientes trocaram suas agências anteriores. Chegamos a escrever um conteúdo pelo qual recebemos uma grande quantidade de críticas e xingamentos: Não confie em um gestor de tráfego pago para negócios locais. Nesse texto falamos do amadorismo de pessoas que se dizem gestores de tráfego, mas, na verdade, são pequenos conhecedores da plataforma de anúncios.

Mas vamos falar sobre prejuízos. Se o empresário é capaz de fazer um levantamento dos seus custos e resultados e já tem algum tempo que está com sua agência e não está percebendo aumento nas vendas ou está insatisfatório, e já tentou conversar com a agência, então chegou a hora de trocar. Quando cancelar com sua agência porque está tendo prejuízo, tenha certeza de ter dado pelo menos mais uma oportunidade a eles. Revise o briefing, as expectativas e as estratégias. Se não mudar, mude.

Nossas experiências com ex-clientes

Quem disse que a Tigris não teve clientes cancelados? Não vamos expor nomes aqui, mas vamos falar dos motivos usados pelos clientes que deixaram de fazer parte da Tigris nesses 5 anos de empresas que se passaram até a última atualização deste post.

Falência da empresa

Durante a pandemia, perdemos dois clientes que fecharam as portas. Um deles foi definitivo, mas o outro reabriu em 2021 e voltou a ser o nosso cliente hoje. Hoje ele investe o triplo do valor que investia na época e conseguiu recuperar o mercado que perdeu. Em depoimento, disse que viu concorrentes que se mantiveram abertos, mesmo com dificuldade, e que na retomada econômica se reergueram com força total. Apesar do arrependimento, levantou a cabeça e correu atrás do prejuízo e está firme com seu negócio, contratando funcionários novos para dar conta de todas as solicitações que vem recebendo.

Recentemente perdemos outro cliente que justificou corte de custos, porém, no caso deles, descobrimos que houve uma briga societária que foge de qualquer negociação. O negócio deles é incerto até a última atualização deste post, mas, provavelmente, cada sócio seguirá com sua própria empresa.

Corte de custos

Essa é a principal desculpa dos empresários que, na verdade, não fazem a menor ideia do que estão fazendo. Em 2020, um de nossos clientes reduziu o valor investido por alguns meses, mas depois resolveu cancelar, pois seu mercado estava 100% fechado, devido à pandemia. Hoje ele ainda não tem uma agência e segue com dificuldades para conseguir clientes. Nós o acompanhamos, como acompanhamos todos os nossos ex-clientes, e ficamos tristes em ver um de seus escritórios fechando e sua empresa diminuindo de tamanho.

Seguirão sozinhos

Sabe aquele cliente que lhe contrata só por alguns meses, usa ao máximo os seus conhecimentos, espera você montar as estratégias de campanhas e começar a ter resultados e depois cancelam? Pois bem, já tivemos três assim. Dois mais antigos e um bem recente.

Um deles, da área de saúde, nos deixou ao final de 2020. Fechou uma de suas unidades e passou por momentos bem delicados. Hoje, está conseguindo superar a crise financeira, mesmo sem ter uma agência cuidando de suas ações e estamos felizes por isso, apesar de termos plena convicção de que uma agência, com especialistas, poderia ter tornado o crescimento deles mais rápido e estável.

Outro cliente, não vamos revelar o ramo, acabou contratando outra agência dois meses depois. Profissionais capazes e muito bons, que estão dando bons resultados. Perceberam rápido que sozinhos não conseguiriam e fizeram muito bem.

E, por fim, o que acaba de sair, está se dando bem, pois recebeu toda a aprendizagem de máquina que nós propiciamos e só está mantendo as campanhas ativas. Esperamos que ele contrate um profissional que dê sequência logo para que não tenha prejuízos, pois o mercado dele está em momento de alto. Em janeiro ele terá uma baixa sazonal muito forte e, sem ajuda profissional, poderá ter muitas perdas.

Estamos trocando por uma agência mais barata e perto de nós

Querer uma empresa física perto da sua, apesar de parecer antiquado, ainda é um argumento usado por alguns empresários. Mas esse não foi o real motivo que um ex-cliente da Tigris resolveu nos trocar. Eles queriam substituir um investimento de pouco mais de R$ 3 mil por mês por um por menos da metade desse valor. Quando cancelar com sua agência, eles resolveram contratar uma “agência” formada por designers sem formação superior. São profissionais que trabalham apenas com a plataforma Canva e todos os textos são escritos no ChatGPT.

Além da enorme perda de qualidade na criação das imagens e com textos incrivelmente pobres, até o nome da empresa eles já erraram algumas vezes, as pautas também sofreram muito. Antes falávamos dos benefícios dos produtos da empresa na vida das pessoas e conseguíamos gerar engajamento e pedidos diários. Agora, pautas genéricas, provavelmente geradas pelo ChatGPT, dominam a página. Em uma analogia, é como se uma farmácia postasse “beba água todos os dias” ou “benefícios de passear com seu pet”, ao invés de falar sobre os “benefícios da vitamina D” ou as “vantagens de polivitamínicos a partir dos 2 anos de idade”.

Esperamos que eles tenham sucesso, apesar das escolhas ruins, as pessoas que fazem parte da empresa são incríveis e não merecem ser prejudicadas.

Conclusões sobre quando cancelar com sua agência

Esses foram todos os clientes que a Tigris já perdeu em 5 anos e o motivo dado por eles. Não temos por que esconder isso. Acreditamos que a troca de experiência com empresas e outras agências ajuda o mercado a evoluir. Quando usamos críticas e até quando somos duros e irônicos, é na intenção de fazer empresários usarem essas informações para crescer. E esperamos que este conteúdo tenha contribuído para você, não importa qual o seja seu negócio.


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