Para começar, vamos deixar claro: se você busca por resultados profissionais, a única forma é através do trabalho profissional de uma agência de comunicação. Não espere nunca ter publicações tão bonitas visualmente, textos tão bem escritos e campanhas estratégicas com um bom planejamento, gerenciando suas redes sociais por conta própria, sem recorrer a uma pessoa ou equipe que sabem bem o que fazem.
Entratanto, sentimos a necessidade de escrever esse texto tendo em vista que nem sempre temos uma verba de 600,00 a 1.000,00 reais por mês para contratar uma agência a fim de gerenciar as redes sociais da nossa empresa. Não que o serviço seja caro, mas é um investimento que, no início da atuação de uma empresa, pode fugir um pouco do planejamento financeiro.
E não vai ser por falta de grana para investir que você vai deixar a sua empresa fora do mundo digital! Seja para quem está começando agora ou não está com disponibilidade para esse investimento, vamos deixar algumas dicas importantes que te ajudaram a começar, até que tenha a oportunidade de investir em especialistas experientes e ampliar suas chances de resultados, com mais profissionalismo.
Quer ver como isso é possível? Se liga na nossa lista com 5 dicas para gerenciar suas redes sociais por cont própria!
1. Defina seu público
Para quem não é da área de negócio e comunicação, segue a primeira aula que vai te ajudar em todas as ações que você pretende fazer: antes de pensar no lucro, estrutura do seu negócio e o que vai comercializar, você precisa definir: quem são os seus possíveis clientes?
Afinal, você não está apenas criando um produto ou vendendo um serviço, seu objetivo maior é preencher algo que falta nas pessoas (ou negócios, que também são formados por pessoas). A necessidade e/ ou desejo precede qualquer produto ou serviço, por isso é nas pessoas que deve estar o seu foco e, principalmente, o da sua comunicação.
Então, antes de começar sua atividade nas redes sociais por conta própria, busque responder as seguintes perguntas: Onde está o seu público? O que eles costumam fazer nas redes sociais? Que tipo de coisas (conteúdo) essas pessoas gostam de ver nas redes sociais? O que atrai o olhar e atenção dos seus possíveis clientes?
Para passar deste primeiro passo, não precisa ser tão profissional assim, basta defir a sua (s) persona (s), que são aqueles clientes “ideais” que você busca para o seu negócio. No início, é provável que eles sejam básicos, mais genérico mesmo, mas isso não é um problema. O ideal é que você faça isso de forma séria, sem sonhos.
2. Analise a concorrência
O segundo ponto é algo que os empresários já fazem desde cedo. Inclusive, muitos usam os concorrentes para justificar uma falha ou problema nos seus próprios negócios, o que é um erro gravíssimo. Mas conhecer a concorrência ainda é, se longe, uma das melhores estratégias de análise de mercado, e bem fácil de fazer.
Assim, também para o meio digital e quando estiver planejamento a sua estratégia nas redes sociais por conta própria, veja o que os seus concorrentes estão fazendo, obtenha ideias de postagens e imagens das suas redes e aproveite para cutucar aqueles pontos que eles falham na sua comunicação (mas não para ofender ou difamar, o oposto: para levantar e qualificar o seu negócio por fazer melhor).
Pegar o mesmo conteúdo e dar uma nova paginada? Pode! Aproveitar as ideias, formato e canais? É uma boa também. Mas, lembre: seja original! Não copie, apenas aproveite para ver o que fazem de certo e como você pode melhorar. E não copie o que deu errado. Veja o público deles, como eles vêm crescendo e use isso para definir suas metas.
3. Faça boas fotos
Uma característica intrínseca das redes sociais é relacionamento, pessoalidade e proximidade. Por isso, fotos e relatos em primeira pessoa funcionam tão bem. Entretanto, não é só porque uma regra funciona para a maioria que vai dar bem para você. Quer usar fotos? Não copie da internet, tire as suas próprias. Evite problemas com direitos autorais e só pesquise imagens livres ou pagas.
Quer produzir as suas fotografias? Compre uma câmera digital ou invista num smartphone com uma câmera de boa qualidade. Avalie a iluminação e os ângulos. Se você não pode fazer montagens e nem sabe usar o Photoshop, compense isso com fotos perfeitas. Procure na internet dicas, veja exemplos e tire muitas fotos (se os profissionais tiram dezenas de fotos para escolher uma boa, imagina você!).
Sempre que possível, produza um conteúdo visual e textual que gritem a individualidade da sua marca, e não seja apenas “mais um” que se parece com todos os concorrentes. Tenha a sua própria voz, mas faça isso com qualidade e bom gosto!
4. Defina suas metas
Na prática, uma boa publicação pode trazer mais seguidores, te ajudar a comunicar algo que muitas vezes as pessoas não sabem sobre o seu negócio e até, quem sabe, te ajudar a fechar alguns contatos com possíveis clientes ou vendas. Entretanto, tudo depende do seu planejamento, sempre focando no relacionamento com o público digital.
Não adianta começar achando que vai dobrar ou triplicar suas vendas no primeiro mês de aparição nas redes sociais. Por isso, é ideal que você comece definindo métricas mais básicas, como ter um número X de seguidores e X curtidas em cada publicação até o 3º mês.
Até o 6º mês, você pode ter uma meta de fechar pelo menos 1 venda advinda diretamente das redes sociais ou com influência fundamental do seu trabalho nelas. Até o 12º mês, você pode ter uma meta de aumento do lucro para 600,00 a 1.000,00 por mês, que é suficiente para que profissionais possam atuar e te dar mais oportunidades, inclusive te dando mais tempo de cuidar do seu negócio.
As suas metas devem refletir o tempo que você vai investir no gerenciamento das suas redes, na qualidade do que está sendo entregue e nas características próprias do seu público e empresa. Não tente copiar o que deve ser exclusivo, mas tente encontrar o seu própria caminho para definir o que é sucesso para sua estratégia.
5. Acompanhe, faça ajustes e procure ajuda
Agora que você já sabe como começar a mostrar a sua marca no meio digital, aproveitando um canal que é gratuito e de fácil acesso, as redes sociais, chegou a hora de colocar em prática e descobrir o potencial.
Para isso você vai precisar fazer o acompanhamento diário nas primeiras semanas, para só depois começar a acompanhar apenas algumas vezes por semana. Nesse período inicial, principalmente, você vai analisar para descobrir qual o tipo de publicação que não está dando certo, fazer as mudanças necessárias e testes coisas novas. Se elas não derem certo, basta não fazer mais, mas se der, aí está uma boa ideia para continuar usando.
A Agência Tigris presta serviço de consultoria em Marketing Digital. Custa muito (muito) menos que a gestão completa das redes sociais, e vai te ajudar bastante a melhorar seu desempenho. Fica de olho no Instagram e Facebook da Tigris (e aproveite para tirar algumas ideias para aproveitar nas suas redes) e entre em contato assim sempre que precisar!