Se você chegou neste texto é porque estava procurando por alternativas para aumentar o alcance da sua empresa e, consequentemente, conquistar mais clientes, certo? Então vamos começar te localizando em relação a estratégia que vamos nos aprofundar hoje em anúncios no Facebook.
Pensando nos benefícios do marketing digital para pequenas e médicas empresas, a utilização de redes sociais e a presença no meio virtual oferece um grande potencial de resultados para quem ainda é novo no mercado, não tem muito para investir ou busca um canal mensurável para focar (e entender) os esforços.
Já falamos por aqui sobre os benefícios das redes sociais na estratégia digital de empresas, assim como o uso de websites e demais canais de comunicação em massa. Mas hoje vamos penetrar ainda mais nas opções e detalhes que essa ferramenta pode nos oferecer, seja com custo zero (como criar um perfil no Facebook), ou com algum investimento financeiro (como um anúncio pago).
Começando do jeito certo
Vamos começar do começo: ok, você acabou de criar uma página no Facebook e/ou Instagram para o seu negócio, colocou a foto de perfil como sendo a marca da sua empresa e preencheu os detalhes com endereço, contatos e produtos. O próximo passo é esperar a chuva de perguntas de novos clientes começar, certo? Errado!
Assim como você, diversos outros empreendedores e donos de negócio seguiram este mesmo caminho e, apesar de o mar ser vasto e ter espaço para todo mundo, quem aparece não é lembrado e todo mundo precisa convencer os peixinhos pelo melhor caminho a seguir: conhecer e se relacionar com o seu negócio.
Por isso, além de atingir organicamente (sem custo financeiro) pessoas que estão procurando a sua empresa na internet ou pessoas que já lhe seguem nas redes sociais, a opção de anúncios nas redes sociais possibilita aumentar o seu leque de visualizações e conversões.
O que são os anúncios do Facebook?
Os anúncios no Facebook Ads são criados a partir de vídeos ou imagens, que podem ser exibidos no Facebook, Instagram e Messenger. Eles podem ser distribuídos para Stories, feed, barra lateral, artigos e toda a gama de possibilidades fornecidas pelo Grupo de Apps de Mark Zuckerberg.
Quando falamos de anúncios no Google Ads, o principal método de exibição dos anúncios é através de palavras-chave, que faz com que o Google consiga identificar pessoas com possível interesse no seu negócio de acordo com as palavras que seu site é forte (que pode ser o nome do serviço/ produto, localização, área de negócio e outros).
Já no caso dos anúncios no Facebook Ads, esse sequer é uma possibilidade. O filtro principal do Facebook é definido exclusivamente por interesses, podendo, além disso, refinar por localização, faixa de idade e sexo.
Ou seja: você não pode direcionar para os seus anúncios aparecerem mais para pessoas que escrevem “cuidados com os cabelos” se você for um salão de beleza, por exemplo, mas você pode segmentar o público do seu anúncio para mulheres, de 18 a 40 anos, que morem em determinado lugar e curtam páginas de beleza e dicas, por exemplo.
Além da segmentação diferenciada (e bem mais aprofundada em relação ao Google Ads), os direcionamentos que são possíveis de criar, os objetivos de cada campanha, são os mais variados. Isso permite utilizar os anúncios das redes sociais não apenas para conquistar um novo público e fazer eles conhecerem a sua marca, mas também ajuda a criar um relacionamento, remarketing e oferecer conteúdo.
Podemos fazer uma gestão de anúncios voltada apenas para alcançar mais pessoas. Ou seja, no intuito de visualizarem a sua marca, seja vendo o seu anúncio apenas uma vez por dia ou várias. Mas também podemos focar em visitas para o seu site/landing page, aumentando o número de visitantes no canal onde você oferece todas as informações sobre o seu negócio.
Há ainda a opção de enviar uma mensagem pelo Messenger, instalar um aplicativo ou cadastro de lead, quando você recebe em uma planilha dados para contactar possíveis interessados no seu negócio para fechar negócio de forma mais pessoal, sem nunca poder compartilhar essas informações com terceiros.
Agora que você sabe como são e para que servem os anúncios no Facebook Ads, chegou a hora de aprofundar ainda mais o conhecimento nessa ferramenta. Abaixo, vamos te explicar e resumir os principais objetivos de campanha, a primeira configuração que você precisará fazer quando criar o seu anúncio e que vai guiar todos os resultados.
O que são Objetivos da sua campanha de anúncios no Facebook?
Está pronto para criar o seu primeiro anúncio no Facebook Ads? Então é essencial você entender como suas campanhas podem ser montadas em formatos diferentes, de acordo com os seus objetivos.
Reconhecimento da sua marca no Facebook e Instagram
O objetivo de reconhecimento de marca é o mais utilizado quando se trata te empresas novas no mercado, novas nas redes sociais/ mundo digital ou que precisam, antes de tudo, se apresentar e ser reconhecidas pelo seu público.
Recomendamos esse objetivo para o primeiro anúncio da sua marca, principalmente se você ainda está se habituando a plataforma e precisa entender, passo a passo, como funciona a configuração, uso da verba e medição dos resultados.
Alcance mais pessoas
Outro objetivo de anúncios no Facebook Abs para quem está querendo atingir muita gente com uma jogada só é o de “alcance”, que se traduz exatamente como atingir pessoas, alcançar seu público. Neste objetivo a ferramenta vai te ajudar mostrando o seu anúncio para a maior quantidade de pessoas, sendo com várias impressões (cada vez que um usuário recebe o seu anúncio) ou apenas uma por pessoa alcançada.
O custo desta campanha, assim como a de reconhecimento de marca, costuma ser bem em conta, considerando o preço por impressão, garantindo que muitas pessoas vão visualizar a sua marca, mas não necessariamente tomando uma ação a mais do que isso.
Obtenha mais tráfego em seu site ou landing page
Já o objetivo de tráfego, que é quando o Facebook/ Instagram redireciona o usuário que recebeu o seu anúncio para outro canal – seu site, por exemplo – costuma custar um pouco mais. Isso porque você está “barganhando” com a rede social para “tirar” um usuário da rede, levando para outro canal que não o deles. E, convenhamos, isso tem que custar mais caro mesmo, além de exigir uma ação ativa da pessoa (clicar em um botão).
Mais instalações de aplicativos
Se sua empresa/ marca tem ou se baseia em um aplicativo, existe um direcionamento de campanha específico nos anúncios no Facebook Ads para ajudar a garantir mais downloads no seu app. O objetivo “instalação de aplicativos” ajuda a mostrar o seu produto para o público de interesse e estimula o download na loja do dispositivo.
Visualizações de vídeo
Um formato que vem ganhando muito espaço nas redes sociais, e tem mostrado ótimos resultados em associação de marca, entretenimento e atratividade para o público, é o vídeo. Por isso, também existe um objetivo só para ele no Facebook Ads. A visualização de vídeo não custa caro, você só é cobrado quando o usuário assiste um certo tempo do seu material, e tem a disposição uma mídia cativante que pode promover a sua imagem de forma inteligente.
Geração de cadastros no Facebook Forms
Tem uma equipe de vendas massa ou você mesmo é bom vendedor e acha que consegue convencer todo mundo a abraçar a sua causa? Com o objetivo “geração de cadastros” você consegue associar um formulário a sua mídia, pagando ao Facebook cada vez que um usuário cadastra suas informações e aperta em “enviar”.
É uma boa alternativa para conseguir dados de pessoas interessadas – o que chamamos de leads qualificados –, mas custa um pouco mais e, para garantir que uma pessoa disponibilize seus dados pessoais de bom grado, você vai precisar oferecer algo em troca (um desconto, um brinde, um contéudo exclusivo…).
Envolvimentos com a publicação no Facebook /Instagram
Seu objetivo são as curtidas, comentários e compartilhamentos? Então o objetivo de campanha que você deve escolher é o de “envolvimento com a publicação”. Escolhendo um post específico da sua rede, você cria a campanha e é cobrado toda vez que um usuário da rede se relacionar de alguma forma com a publicação.
Curtidas na página do Facebook
O objetivo de curtida na página pode parecer supérfluo, mas angariara mais seguidores para a página do seu negócio pode ter muitos benefícios, inclusive a longo prazo. Com mais seguidores, você consegue compartilhar suas mensagens orgânicas com mais gente e, além disso, sua página vai aparecer para novas pessoas como mais apoiada, reconhecida pelo público.
Fala a verdade, você confia mais em uma empresa que tem uma página nas redes sociais com 500 seguidores ou 10.000?
Participação em um evento do Facebook
Tem um evento para compartilhar com seu público potencial? Utilizando o objetivo de “participação em evento” você consegue divulgar um evento e estimular os usuários a selecionar a opção “confirmar presença”, estimulando outras pessoas a procurarem mais informações.
Mais conversões pelo seu site ou landing page
Esse objetivo se assemelha ao de “cadastro de lead”, porque o cadastro também é um tipo de conversão, mas tem um objetivo mais “profundo”. Isso porque os anúncios com objetivo de “conversões” podem aumentar os resultados, como vendas ou cadastros do seu negócio, mas dentro do seu site ou aplicativo.
Vendas do catálogo do Facebook
Os anúncios com objetivo de “vendas do catálogo de produtos” costumam ser chamados de “anúncios dinâmicos”. Isso porque ele criar um modelo de anúncio-padrão e oferece ao Facebook o seu catálogo de produtos ou serviços. Assim, ele consegue puxar automaticamente imagens, quantidade de estoque e até os preços para colocar no seu anúncio.
Tráfego no estabelecimento / loja física
Uma boa opção para quem tem loja física e quer aumentar o movimento para fechar negócios no local são os anúncios com objetivo de “tráfego no estabelecimento”. Aqui você pode chamar a atenção de pessoas que estão próximas da sua loja, direcioná-las para o seu endereço e deixar que seus vendedores se preocupem em fechar mais vendas. Tirou suas dúvidas? Precisa de ajuda para configurar anúncios nas redes sociais e potencializar o alcance da sua marca no meio digital? Estamos sempre prontos para te ouvir! Fique de olho neste canal que ainda temos muita coisa para falar de anúncio nas redes sociais!