Agência Tigris - Digital Content Marketing

A nova era exige compartilhar conhecimento

O marketing é a área que estuda o mercado, por isso está sempre apresentando uma teoria nova, modernas técnicas e estratégia diferentes para atingir de forma certeira um determinado público. Se algum tempo atrás a receita para o sucesso era a máxima “o segredo é a alma do negócio”, nos dias de hoje o mercado se reconfigurou, apesar de muita gente ainda não ter se tocado disso, você precisa compartilhar conhecimento para ganhar público.

Compartilhar conhecimento com o público.

Percebendo essa mudança de paradigma, primeiro passo para entender como aplicar ações de marketing no seu negócio e se beneficiar disso, vamos falar do tema olhando pela ótica do marketing de conteúdo, que é a nossa chave aqui.

Apesar de muita gente acreditar que marketing de conteúdo é quando você tem um blog, ele não se resume apenas a essa estratégia, mas está relacionado a todas as informações relevantes para o seu público. Sendo assim, esse “conteúdo” da estratégia de marketing pode ser comunicado através de vários formatos e canais, como um post no blog, claro, mas também publicações nas redes sociais, e-books, emails e mensagens, podcast, webinars, infográficos e muito mais.

Agora que você entende a importância de diagnosticar a forma como o mercado se organiza e também que o marketing de conteúdo pode ser muito mais do que você pensa, o primeiro passo para implementar suas estratégias é montar a sua persona, o seu “cliente ideal”. Esse cliente ideal para o seu negócio é homem ou mulher? Qual a idade dele? Qual a faixa de renda? Quais são os seus gostos pessoais? Onde ele trabalha?

É possível (e bem provável) que o seu negócio tenha mais de um público, então você pode ter que montar mais de um “perfil ideal”. A ideia geral é ficar atento ao padrão 80-20. O que seria isso? A teoria estipula que usando essa ideia de 80 para 20 você pode resumir boa parte das proporções na sua estratégia. Assim, trace o perfil das personas que representem 20% dos seus clientes ideais, que seriam capazes de consumir 80% dos seus produtos, ou respondam por 80% do seu faturamento.

Agora que passou pelo primeiro passo e montou a(s) persona(s) para o seu negócio, você já deve ser capaz de planejar os tipos de informações que seu público tem interesse em formato de conteúdos fáceis de consumir, e assim encontrar uma relação entre esses conteúdos com a solução que o negócio entrega para seus clientes, colocando em prática a ideia de compartilhar conhecimentos.

Crie conteúdos que contribuam para o âmbito pessoal e/ou profissional dos seus futuros e atuais clientes, das suas personas. E é nesse passo que voltamos ao começo deste artigo: oferecer informações relevantes e compartilhar conhecimento significa, muitas vezes ou quase sempre, revelar alguns segredos. E são justamente esses segredos que indicam a diferença entre você e seus concorrentes. Eles mostram que sua empresa possui profissionais realmente qualificados e um diferencial competitivo pelo o qual vale a pena investir.

P.S.: Outra coisa que deve ser dita: apenas falar “possuímos profissionais altamente qualificados” não significa muita coisa. Por isso, jamais use isso, prefira mostrar em suas mensagens e conteúdos que seus profissionais são qualificados.

O mais importante nesta nova era de marketing de conteúdo é compartilhar conhecimento com seus seguidores. Por isso, ponha na sua mente: você não será contratado por manter segredos e informar “apenas o necessários, será contratado porque o seu cliente não tem quem faça o que você faz.

Se ele quisesse aprender ou tivesse tempo para pintar paredes, gerenciar seus anúncios ou tirar fotos, não te procuraria, o que automaticamente significa que ele não é um público que valha a pena investir, está fora da sua persona.

Ainda não está convencido? Então vamos a outro argumento extremamente importante para te garantir que compartilhar conhecimento é o caminho a se seguir: seu concorrente pode estar tentando vender milagres e resultados impossíveis, mas se você mostrar como realmente as coisas funcionam, seu concorrente será desmascarado e visto com um maior picareta.

Significa que compartilhar a verdade dos fatos ensinará o seu futuro cliente a escolher qual empresa realmente deve contratar, e pensando que ele encontrou essa informação nos seus canais de comunicação, sua marca provavelmente será a primeira que ele irá pensar quando decidir contratar o serviço ou comprar o produto.

Acho que já ficou claro como o compartilhamento de conteúdo relevante é importante para a estratégia de marketing de conteúdo do seu negócio, certo? Mas para te dar ainda mais certeza, temos um último argumento para apontar: abrir certas informações mantém seu cliente educado, sabendo o valor que cada serviço ou produto seu tem. Evita aquela percepção do “estou achando caro”, “esse serviço foi rápido/ o produto é simples, talvez não valha tudo isso”.

Para escrever este conteúdo e compartilhar o nosso conhecimento de estratégias de marketing, uma equipe precisou de pelo menos 1 hora para definir a pauta mais relevante, um gerente necessitou pesquisar por mais de 4 horas as informações essenciais e um redator gastou mais 4 horas escrevendo essas e outras informações – que você não vai encontrar em outro lugar – de uma forma simples e de fácil interpretação.

E tem mais! Um revisor estava disponível para ler e fazer adequações, enquanto um especialista em SEO fez uma nova revisão e adequou todo o material às melhores práticas para reconhecimento do Google, para chegar ao ponto onde você encontrou esse texto. Além disso, um desenvolvedor está constantemente mantendo este blog atualizado com as melhores tecnologias de segurança e acessibilidade. Antes de saber disso, você acharia caro pagar o que cobramos pela criação de conteúdo?

Depois de começar a investir em marketing de conteúdo, compartilhando conteúdo na rede, você já poderá pensar em Inbound Marketing. Mas isso é conteúdo para outro blog post!

A Tigris compartilha todo o seu conhecimento no Instagram e Facebook, mas não fazemos isso em forma de curso para usar as ferramentas, falamos a linguagem de um empresário, que precisa investir em marketing digital para expandir seus negócios, mas normalmente não consegue conversar ou negociar com os profissionais, ou não entendem bem o porque investir nessas soluções.

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