A gestão de tráfego pago tem o objetivo de atrair pessoas para a empresa através das ferramentas de anúncios na internet. Existem diversas possibilidades e objetivos a serem utilizados, desde a atração de leads / mais contatos, passando pela atração de visitas diretas na loja, até o alcance para mostrar sua marca ao maior número de pessoas possíveis. Aqui vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre isso. Mas, se quiser, você pode ir direto para nossa página de gestão de anúncios e entrar em contato com um consultor especialista.
Algumas perguntas muito comuns que podemos responder para vocês:
O que é a gestão de tráfego pago?
A gestão de tráfego pago é toda publicidade na internet em que a empresa precisa pagar uma ferramenta para ter a sua marca ou anúncio exposto. As ferramentas mais famosas para realizar esse tipo de ação são o Google e o Meta (Facebook e Instagram). Porém, Twitter, LinkedIn e até TikTok também são excelentes opções para quando se deseja ter mais alcance.
Qual o objetivo da gestão de tráfego?
A Gestão de Tráfego Pago tem o objetivo de ampliar o leque de opções para ter a sua marca impactando mais pessoas. Ela é feita quando se deseja um resultado que não pode ser obtido de forma orgânica, ou que seria muito demorado para se conquistar sem patrocinar. Não existe um único objetivo de campanha, mas os principais são: alcance e conversões.
Quando criar uma campanha com foco em alcance?
As campanhas de alcance são praticamente autodescritivas. Elas são desenvolvidas quando novas marcas ou produtos são lançados, ou quando uma empresa deseja se tornar mais conhecida. A depender da verba disponível pelo anunciante, recomenda-se exibir o mesmo anúncio várias vezes para as mesmas pessoas. Quanto mais vezes você vê uma marca, mais fácil essa marca será assimilada. Ideal é ver pelo menos 10 vezes.
Anúncios de alcance podem ser desenvolvidos em redes de display do Google, que são aqueles anúncios em foto ou vídeo e aparecem em sites e blogs ou em aplicativos diversos. Também podem ser feitos para YouTube, em vídeos que aparecem antes do início de reproduções ou no meio delas na plataforma.
Para Redes Sociais, como Facebook e Instagram, esse tipo de campanha desenvolvida pela gestão de tráfego pago é bem parecida com as desenvolvidas com objetivo de interações (aquelas que objetivam curtidas e comentários), porém, a métrica é outra e forma de cobrança também.
Campanhas de tráfego com objetivo de alcance costumam ter um custo mais baixo e são cobradas por CPM (Custo Por Mil exibições).
Quando criar uma campanha com foco em leads?
Quando você quer obter mais clientes de forma direta, seu objetivo é criar uma campanha de geração de leads. Aqui, você pode obter leads de muitas formas:
- Formulário de leads no site ou landing page: para anúncios que direcionam os cliques para o seu site ou landing page. Dentro da sua página deve haver um formulário de contato para a captação;
- Extensão de telefone: costuma dar muito resultado em negócios locais, como clínicas e empresas de prestação de serviços. O número do telefone fica ao lado do seu anúncio do Google;
- Formulário de leads integrado: Facebook/ Instagram e Google Ads possuem essa opção. Geralmente essas opções, apesar de mais práticas para o usuário exige uma integração com sistema CRM ou uma certa dedicação da empresa para baixar manualmente os leds que chegaram;
- Mensagens: As ações de Facebook e Instagram permitem que o usuário envie diretamente uma mensagem pelo Messenger, Direct ou WhatsApp Business para a sua empresa. Costuma ter um bom resultado;
- Outras conversões no website: para os anúncios que clicam para ir ao seu site, você ainda pode gerenciar as conversões obtidas por botões de WhatsApp, ligação e chat.
Para empresas que desejam um retorno financeiro mais rápido e direto, esse tipo de anúncio é o mais recomendado.
Quanto custa a gestão de tráfego pago?
O custo da gestão de tráfego pago deve estar integrado ao custo total do marketing da sua empresa. Em geral, o marketing deve ter uma verba equivalente a 8% da média mensal do faturamento total da sua empresa. Dentro desse percentual é necessário direcionar uma parte para o tráfego pago.
Para empresas iniciantes o custo do tráfego pago fica em aproximadamente R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00 por mês. Quanto maior o alcance geográfico das suas ações, público-alvo e leque de produtos, maior deve ser o investimento. O correto mesmo é entrar em contato com um consultor especialista para obter um orçamento compatível com o seu negócio.
Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Aqui no blog temos diversos posts relacionados a marketing digital. Aproveite e acompanhe a Agência Tigris nas Redes Sociais, com conteúdo relevante para o seu negócio no LinkedIn, Twitter, Instagram e Facebook.