Se você é empresário e já procurou por gestores de tráfego na internet, com certeza já se deparou com anúncios de pessoas e empresas se dizendo “especialistas” em negócios locais. Eles prometem ajudar empresas a venderem mais na internet, por meio de anúncios pagos utilizando principalmente o Facebook e Instagram. Mas será que esse gestor de tráfego pago para negócios locais é realmente um “especialista”? Será que eles podem ajudar o seu negócio local a crescer e se destacar no mercado?
O que você vai encontrar neste post:
- 8 motivos para não confiar em um gestor de tráfego pago para negócios locais
- 1. Eles não fazem imagens profissionais
- 2. Eles têm um baixo leque de possibilidades
- 3. Eles não sabem montar um público-alvo
- 4. Eles têm pouca profundidade de conhecimento
- 5. Eles têm baixo grau de instrução e experiência
- 6. Eles têm criatividade limitada
- 7. Eles não têm conhecimento técnico
- 8. Eles têm grau reduzido de confiabilidade
- Porque escolher a Tigris para sua gestão de tráfego pago
Neste artigo, vamos mostrar 8 motivos para não confiar em um gestor de tráfego pago para negócios locais. Você vai descobrir que eles podem ser uma armadilha para o seu bolso e para a sua reputação. Você vai entender a diferença entre esses gestores e uma agência de marketing digital completa.
8 motivos para não confiar em um gestor de tráfego pago para negócios locais
1. Eles não fazem imagens profissionais
Um dos elementos mais importantes de uma campanha de tráfego pago é a imagem do anúncio. Ela é responsável por chamar a atenção do público e transmitir a mensagem da sua empresa. Por isso, ela precisa ser bem feita, criativa, relevante e gerar credibilidade.
No entanto, a grande maioria dos gestores de tráfego pago não cria imagens profissionais para os seus clientes. Eles exigem que você entregue as imagens prontas ou usam programas amadores, como o Canva ou DALL-E, para fazer as imagens para as suas campanhas.
Isso pode comprometer seriamente a qualidade e a eficácia dos seus anúncios, pois eles podem ficar com um aspecto amador, sem graça ou até mesmo fora das normas das plataformas. Imagens e vídeos que não reforçam a marca e os produtos podem aumentar em até 6x o custo médio por lead. Além disso, você pode perder tempo e dinheiro tendo que contratar um designer ou fazer as imagens por conta própria.
Uma agência de marketing digital completa, trabalha com designers especialistas, que utilizam plataformas profissionais, como Adobe Photoshop, Illustrator e Premiere, para criar imagens e animações realmente profissionais, que geram engajamento e criam relação de credibilidade entre a empresa e os usuários. Criativos bem elaborados podem custar até 10% menos do que imagens feitas sem conhecimento adequado em comunicação, publicidade e design digital.
2. Eles têm um baixo leque de possibilidades
Outro problema do gestor de tráfego pago para negócios locais é que ele tem um baixo leque de possibilidades para criar as suas campanhas. Ele costuma se limita a usar apenas uma plataforma, geralmente o Meta Ads (antigo Facebook Ads) ou Google Ads.
Isso significa que eles ignoram outras plataformas que podem ser muito úteis e rentáveis para o seu negócio local, como o YouTube Ads, o Instagram Ads, o TikTok Ads, o LinkedIn Ads etc. Cada uma dessas plataformas tem as suas características, vantagens e desvantagens, e podem atingir públicos diferentes e complementares.
Ao se restringir a apenas uma ou duas plataformas, esses gestores de tráfego pago amadores perdem oportunidades de explorar novos mercados, aumentar o alcance dos seus anúncios e diversificar as suas estratégias.
Uma agência de marketing digital conta com especialistas em gestão de tráfego pago com domínio em múltiplas plataformas. A maior vantagem de ter uma equipe trabalhando pela sua marca é que, mesmo que um profissional não tenha o conhecimento necessário para uma ação de uma plataforma, outro especialista dentro da empresa poderá cuidar das estratégias nesse outro ambiente, com uma comunicação fluida dentro da mesma empresa.
3. Eles não sabem montar um público-alvo
Um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma campanha de tráfego pago é saber montar um público-alvo adequado. O público-alvo é o conjunto de pessoas que têm interesse no seu produto ou serviço, e que podem se tornar seus clientes.
Para definir o seu público-alvo, é preciso fazer uma pesquisa de mercado, analisar os dados demográficos, comportamentais e psicográficos dos seus potenciais clientes, e criar personas (representações fictícias dos seus clientes ideais).
No entanto, quase todo gestor de tráfego pago para negócios locais não sabe fazer isso. Eles simplesmente usam as ferramentas das plataformas para segmentar o público por critérios genéricos, como idade, gênero, localização etc., sem levar em conta as características específicas do seu negócio local. Isso pode fazer com que os seus anúncios sejam exibidos para pessoas que não têm interesse no seu produto ou serviço, desperdiçando o seu investimento e reduzindo a sua taxa de conversão.
4. Eles têm pouca profundidade de conhecimento
Outra falha do gestor de tráfego pago para negócios locais é que eles têm pouca profundidade de conhecimento sobre as plataformas e as técnicas que usam. Eles não se aprofundam no estudo e na atualização das ferramentas e das funcionalidades que as plataformas oferecem, criando campanhas limitadas ou dispersas.
Por exemplo, eles não sabem usar recursos como o pixel do Meta, que permite rastrear as ações dos usuários no seu site e criar públicos personalizados e semelhantes; ou o Google Analytics, que permite analisar o comportamento dos visitantes do seu site e otimizar as suas páginas.
Além disso, eles não sabem usar técnicas como o remarketing, que permite impactar novamente as pessoas que já interagiram com o seu negócio, aumentando as chances de conversão; ou o teste A/B, que permite comparar diferentes versões de um anúncio e escolher a mais eficaz.
É comum que alguns gestores de tráfego para negócios locais façam uma grande propaganda de si mesmos, se vendendo como gurus, atraindo seguidores e alimentando-os com instruções genéricas. Grupos de gestores são criados no WhatsApp e Telegram, onde as experiências trocadas são tipicamente de iniciantes. Um gestor experiente abre as plataformas, leem seus manuais, conversam com o suporte e testam todas as novas funcionalidades para identificar quais clientes podem ser beneficiados e como isso pode ser feito.
5. Eles têm baixo grau de instrução e experiência
Muitos gestores de tráfego pago não têm o conhecimento técnico, a formação profissional ou a experiência necessária para criar e gerenciar campanhas de qualidade. Eles aprenderam a fazer tráfego pago por meio de cursos online, vídeos no YouTube ou dicas de amigos, sem ter uma base sólida e consistente.
Além disso, boa parte dos gestores são apenas jovens em busca de oportunidades para ganhar um dinheiro, e acreditam que essa é uma forma fácil de fazer isso. Muitos apenas concluíram o ensino médio, sem conhecimento profundo em publicidade para conseguir criar campanhas estrategicamente formuladas ou em gestão para saber o que realmente um empresário precisa quando se trata de métricas e análise de desempenho.
Isso faz com que eles cometam erros básicos, como não definir objetivos claros, não mensurar os resultados, não otimizar as campanhas etc. Além disso, eles usam os clientes como cobaias, testando as suas estratégias sem garantia de sucesso. Por isso que, na propaganda de muitos deles eles divulgam métricas como “cliques”, “custo por engajamento” ou “mensagens recebidas” para mostrar seus resultados. Quando, na verdade, a métrica correta é ROI (Retorno Sobre o Investimento), ou seja, quanto o cliente faturou, lucrou ou quantos clientes ele realmente fechou.
6. Eles têm criatividade limitada
Um bom gestor de tráfego pago precisa ter criatividade para criar anúncios que se destaquem da concorrência e chamem a atenção do público. Ele precisa saber usar elementos como cores, imagens, vídeos, textos, emojis etc., para transmitir a mensagem da sua empresa de forma clara e persuasiva.
No entanto, tum muito gestor de tráfego pago para negócios locais que tem criatividade bastante limitada. Eles usam modelos prontos ou copiam anúncios de outras empresas, sem se preocupar em adaptá-los à realidade do seu negócio local. Eles também usam textos genéricos ou até mesmo confiam na inteligência artificial para escrever os seus anúncios, gerando textos frios e sem relação com o produto ou serviço.
7. Eles não têm conhecimento técnico
Para fazer uma boa gestão de tráfego pago, é preciso ter conhecimento técnico sobre as plataformas e os sistemas que são usados. É preciso saber instalar scripts de conversão, configurar tags, integrar aplicativos etc.
No entanto, tem muito gestor de tráfego pago para negócios locais que não tem esse conhecimento técnico. Eles não sabem como fazer essas integrações e configurações, que são essenciais para medir e otimizar as suas campanhas. Eles também não sabem como resolver problemas técnicos que podem surgir durante as campanhas, como falhas na exibição dos anúncios, erros nas páginas de destino etc.
Aqui na Tigris, já pegamos muitos clientes que vieram de outros gestores de tráfego. Ao abrir o site do cliente, percebemos que o site nem mesmo tinha uma tag ou script instalado, ou, muitas vezes tinha instalado de forma incorreta ou incompleta. Infelizmente, esse problema atinge 9 a cada 10 clientes da Tigris que migraram de outra agência ou gestor para nós.
As plataformas utilizam uma inteligência artificial chamada de “aprendizagem de máquina”, que nada mais é do que reunir dados e informações para melhorar a performance das suas campanhas. Eles usam dados como acessos, tempo no site, cliques em botões, chamadas telefônicas, produtos adicionados ao carrinho, visitas à loja, compras realizadas e outras informações para separar o padrão de comportamento dos mais prováveis compradores e buscar outros usuários com padrão de comportamento semelhante. Se a tags não estiverem corretamente configuradas, suas campanhas jamais chegarão ao patamar mais completo de performance.
8. Eles têm grau reduzido de confiabilidade
Por fim, um dos maiores motivos para não confiar em um gestor de tráfego pago para negócios locais é que eles têm um grau reduzido de confiabilidade. Eles não são transparentes com os seus clientes, não prestam contas dos seus investimentos e resultados, não assumem os seus erros e não oferecem garantias.
Boa parte dos gestores não fazem contrato, a garantia deles é cobrar por um pagamento antecipado, mas você não tem qualquer garantia de que ele irá cumprir com o combinado. Se a campanha não estiver dando bons resultados, ele não vai gostar de receber críticas, podendo deixar de te atender ou colocar a culpa em você, com frases do tipo “meu papel é gerar mensagens, não posso fechar as vendas por você”. Apesar de não estar errada, esse tipo de resposta ignora a qualidade do lead gerado por ele ou desconsidera um estudo profundo que possa justificar a queda nas vendas.
Alguns gestores chegam ao ponto de bloquear os seus clientes nas redes sociais ou nos aplicativos de mensagens, e sumir com o seu dinheiro. Outros simplesmente abandonam os projetos no meio do caminho, deixando os clientes na mão. Alguns ainda mudam a senha das redes sociais dos seus clientes e ainda cobram para entregar essa senha, que, além de antiético, também é ilegal.
Porque escolher a Tigris para sua gestão de tráfego pago
Como você pode ver, existem muitos motivos para não confiar em um gestor de tráfego pago para negócios locais. Eles podem ser uma armadilha para o seu bolso e para a sua reputação. Eles podem fazer campanhas ruins, ineficazes ou até mesmo ilegais.
Por isso, se você quer divulgar o seu negócio local na internet com qualidade e segurança, você precisa contar com uma agência profissional de gestão de tráfego pago, como a Tigris.
A Tigris é uma agência especializada em marketing digital que possui gestores de tráfego pago qualificados, experientes e criativos. São capazes de criar e gerenciar campanhas de tráfego pago em diversas plataformas digitais, de acordo com os seus objetivos, o seu público-alvo e o seu orçamento. Além do conhecimento e habilidade para integrar as suas campanhas com outras estratégias de marketing digital, como SEO, e-mail marketing, redes sociais etc. A Tigris usa ferramentas e tecnologias para monitorar e otimizar as suas campanhas, e para calcular o ROI das suas ações de marketing. Além de tudo isso, os princípios da Agência Tigris são, entre outras coisas, ser transparente, honesta e confiável, e oferecer garantias e segurança para os clientes.
Se você quer um gestor de tráfego paga para negócios locais para anunciar o seu empreendimento na internet com qualidade e segurança, não confie em gestores de tráfego pago amadores. Confie na Tigris, a agência que pode te ajudar a alavancar os seus resultados na internet.
Gostou do conteúdo? Compartilhe também com seus clientes e parceiros! Quer continuar sendo bem-informado sobre o Marketing Digital e as novas tecnologias? Aqui no blog temos diversos posts relacionados a marketing digital. Aproveite e acompanhe a Agência Tigris nas Redes Sociais, com conteúdo relevante para o seu negócio no LinkedIn, 𝕏 (Twitter), Instagram, Facebook e Threads.
Se precisar da ajuda de especialistas com suas campanhas de marketing digital, conte com a Tigris para planejar e executar as melhores estratégias para o seu negócio ou projeto. Se você quer saber mais sobre como podemos te ajudar a crescer no mercado digital, entre em contato conosco e solicite um orçamento.