Vamos começar o texto de hoje afirmando algo que é uma verdade compartilhada por muitos: em um mundo cada vez mais globalizado, as redes sociais e canais de comunicação e relacionamento virtual, que nos aproximam mesmo com tanta distância física entre nós, estão se estabelecendo como principal canal de comunicação e crescendo a cada ano. Para seu negócio, qual o melhor conteúdo para as redes sociais?
Se essa é uma verdade para as pessoas, por que não seria para as empresas se relacionarem com elas? À medida que as redes sociais foram se tornando cada vez mais comuns entre pessoas, as empresas também começaram a aproveitar esse canal para se comunicar com elas.
Para chegar até elas e atrair seu interesse, apostaram na criação de conteúdo para oferecer um diferencial que fosse apreciado e estimulasse o público a buscar sua marca para se alimentar de mais informações sobre determinado tema, principalmente se esse tivesse ligação direta com o seu produto ou serviço.
#1 E qual o objetivo da atuação nas redes sociais?
As redes sociais têm como principal objetivo estratégico aumentar a reputação do seu negócio. Mas para fazer isso é preciso ter poder de atração. E atrair seu público-alvo se faz com conteúdo relevante para ele.
Ao mesmo tempo que as redes sociais podem aproximar, elas também podem ser tornar um canal com cara de “marketing” que não atrai, pois se preocupa apenas em vender o tempo todo, e o consumidor, por mais que compre, não faz isso a todo momento.
É preciso, antes de estimular uma venda, atrair o interesse ao buscar temas que o seu cliente busca ler, ver e escutar sobre, da mesma forma que você atrai uma compra para seu produto e/ou serviço fortalecendo os diferenciais e benefícios, ao invés de falar apenas do produto em si.
#2 Como atrair o seu público com para suas redes sociais
Essa resposta vai parecer bem óbvia (está até no título do post), mas não poderíamos responder com algo diferente: CONTEÚDO. O que mais atrai quem está do outro lado da tela é algo que a interessa, por isso é preciso que você fale a sua língua e ofereça algo que ela tem interesse em consumir.
Esse conteúdo pode ser em formato de vídeo, texto, imagem ou algo a mais, mas o importante mesmo é que seu conteúdo esteja alinhado com os interesses do público que você deseja que te siga e te acompanhe, primeiro no digital e depois além dele.
Para isso, como tudo no marketing, é preciso pesquisar e conhecer com quem você está falando. Onde ele está, o que ele consome, com que frequência, o que gosta de ver, qual sua idade, se usa gírias, se prefere mensagens curtas ou conteúdos mais densos… Conhecer é preciso!
#3 Ok, mas qual o melhor conteúdo para as redes sociais?
O conteúdo que responder, favoravelmente, as perguntas acima, sempre tendo o seu cliente como referência. Pesquisas de mercado e perguntas informais aos seus clientes podem ajudar na primeira parte, mas quando chegar na hora de saber o que realmente funciona, apenas a tentativa e erro vai te provar em que vale a pena investir.
E quem vai produzir esse conteúdo? De preferência, quem entende do assunto. Se você quer ser visto como uma marca de qualidade, é preciso produzir material de qualidade. Se você quer ser visto com frequência, é preciso produzir conteúdo com frequência.
E, aí, é testar. Postar mais ou menos vezes durante a semana, usar mais ou menos os stories, criar vídeos ou podcasts, montar artes bem-feitas em programas gráficos ou investir em boas fotografias, escolher um personagem para falar diretamente com o público ou usar a marca na terceira pessoa para abraçar diversas vozes…
Outra coisa importante que precisamos pensar é que criar conteúdo relevante para sua marca precisa ter relação com o seu negócio. O que isso significa? Que você não tem que sair postando meme e outro tipo de conteúdo só porque seu público-alvo gosta.
No final, por mais que seja interativo, esses conteúdos não vão passar quem sua marca é ou o que vocês se propõem a entregar. Por isso, tem que fazer uma junção. Página do Instagram não é vitrine de loja. Postar só produtos não gera fixação, como também nunca falar sobre o que sua empresa faz ou oferece não deixa seu público saber quem vocês são.
Tendo o conteúdo que seus clientes querem ver, testado e aprovado, após quanto tempo for necessário até atingir os resultados que eles estejam engajados e satisfeitos, elabore estratégias para ser visto. Por último, beeeeeem no final, mostre seus produtos e serviços.
#4 Como compartilhar o melhor conteúdo nas redes
Postando, no melhor dia e horário, nos formatos que seu público consuma com facilidade e de forma a tornar fácil que eles acompanhem o seu perfil. Primeiro, conteúdo para atrair. Depois, informações que vão apoiar ele no momento da pesquisa pela solução que sua empresa oferece. Só no fim, o que você pode fazer por ele.
Isso significa, sim, que postar só produtos não gera fixação, e essa deve ser a menor das suas preocupações no processo de criar conteúdo, especialmente no início. Isso porque você atrai pessoas específicas procurando um produto, mas logo depois elas vão embora. Uma venda não prende o público, mas o bom relacionamento e interesse de ambas as partes no que a outra pode oferecer, sim.
Quer ver um exemplo? Vou seguir uma farmácia porque preciso de remédios específicos, mas se não tiver conteúdo interessante pra mim, não terei interesse em ter essa página aparecendo na minha timeline. Mas, se derem dicas de cuidados com a saúde (física e mental) e alimentação, tenho mais chances de continuar seguindo, pois são informações que me interessam, e posso vir a comprar de novo no futuro, pois a marca será a mais lembrada quando precisar de algo que sei que ela oferece.
Fácil de perceber, não é? A rede social também favorece um relacionamento a longo prazo, pois gera uma troca que dura muito tempo e, se bem trabalhada, fica sempre ativa na cabeça do consumidor. Seja pela marquinha, pequena, no canto da imagem do post, da assinatura do texto ou de um jingle ou slogan em vídeo.
Gostou das dicas? Então está na hora de aplicar! Queremos ver sua marca entregando conteúdo de qualidade e atraindo cada vez mais público que, no futuro, pode se tornar clientes ativos e recorrentes da sua marca. Fique de olho neste blog que ainda temos muita coisa para falar de redes sociais! Não deixe de acompanhas nossas Redes Sociais, com conteúdo relevante para o seu negócio no LinkedIn, Twitter, Instagram e Facebook.