Você sabia que 90% dos consumidores pesquisam pelas empresas e seus produtos ou serviços na internet antes de iniciar o processo de compra? E que 4 em cada 5 pessoas fazem buscas por produtos ou serviços nos concorrentes enquanto já estão dentro das lojas, escritórios ou consultórios? Isso significa que a reputação on-line da sua marca pode ser decisiva para atrair ou afastar potenciais clientes. Por isso, a reputação on-line é uma estratégia fundamental para quem quer se destacar no mercado e aumentar as vendas.
Mas o que é reputação on-line? Como construí-la e mantê-la? E como a Agência Tigris pode te ajudar nesse processo? Neste texto, vamos responder essas e outras perguntas sobre esse tema tão importante para o sucesso dos negócios. Acompanhe!
O que é reputação on-line?
A reputação on-line de uma marca é a imagem positiva ou negativa que ela transmite na internet, por meio dos diversos canais de comunicação digital, como sites, blogs, redes sociais, plataformas de avaliação, motores de busca etc. A reputação on-line é baseada nas opiniões dos internautas, que podem expressar suas experiências, sentimentos, expectativas e frustrações em relação à marca.
A reputação on-line não é sinônimo de identidade digital. A identidade digital é o conjunto de elementos que representam a marca na internet, como nome, logotipo, cores, fontes, imagens etc. A identidade digital é escolhida pela marca, enquanto a reputação on-line pode ser imposta pelos internautas.
Qual a importância da reputação on-line?
A reputação on-line é um fator determinante para o comportamento do consumidor na era digital. Segundo uma pesquisa da IFOP (2021), a reputação on-line é o principal critério de escolha de uma empresa para 87% dos consumidores. Além disso, a reputação on-line influencia no valor da marca e na lucratividade do negócio.
Veja alguns benefícios de ter uma boa reputação on-line:
- Aumenta o reconhecimento e a lembrança da marca;
- Constrói uma autoridade e uma credibilidade no segmento;
- Gera confiança e fidelização dos clientes;
- Amplia o alcance e a visibilidade dos produtos ou serviços;
- Obtém feedbacks e insights para melhorar a oferta;
- Conquista novos clientes e parceiros;
- Aumenta o tráfego para o site ou blog;
- Potencializa as conversões e as vendas.
Como mensurar uma boa reputação on-line?
Uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados de uma ação de reputação on-line. Isso significa que você pode acompanhar o impacto das suas estratégias de conteúdo, interação e gestão de crises na imagem da sua marca na internet.
Mas como fazer isso? Quais são as métricas que você deve analisar para saber se a sua reputação on-line está boa ou ruim? Vamos apresentar três indicadores principais que você deve levar em conta: alcance, engajamento e conversão.
Alcance
O alcance é o número de pessoas que viram o seu conteúdo nas redes sociais, nos mecanismos de busca, nas plataformas de avaliação ou em qualquer outro canal digital. O alcance mostra a visibilidade da sua marca na internet e o potencial de atrair novos clientes. Para aumentar o seu alcance, você deve produzir conteúdo relevante, otimizado e diversificado para cada plataforma.
Engajamento
O engajamento é o número de interações que o seu conteúdo gerou nas redes sociais, como curtidas, comentários, compartilhamentos, reações, etc. O engajamento mostra o interesse e a satisfação do seu público com a sua marca e o seu conteúdo. Para aumentar o seu engajamento, você deve produzir conteúdo que gere valor, emoção ou provocação para o seu público e que estimule a participação.
Conversão
A conversão é o número de pessoas que realizaram uma ação desejada após verem o seu conteúdo nas redes sociais, como clicar em um link, baixar um material, fazer um cadastro, solicitar um orçamento ou fazer uma compra. A conversão mostra o resultado efetivo da sua reputação on-line na geração de leads e vendas. Para aumentar a sua conversão, você deve produzir conteúdo que tenha uma chamada para ação clara e persuasiva e que ofereça uma solução para o problema ou necessidade do seu público.
Essas métricas podem ser obtidas por meio das próprias ferramentas das redes sociais ou de plataformas externas. A análise dos resultados permite que você identifique o que está funcionando ou não na sua estratégia de conteúdo e faça os ajustes necessários para melhorar o seu desempenho.
Como a Agência Tigris pode te ajudar a construir e manter uma boa reputação on-line?
A Agência Tigris é uma agência especializada em gestão de redes sociais e marketing digital. Nós podemos te ajudar a construir e manter uma boa reputação on-line por meio de serviços como:
Planejamento completo do público-alvo, personas e conteúdos a serem trabalhados
Nós estudamos o seu mercado, o seu segmento, os seus concorrentes e os seus potenciais clientes para definir as melhores estratégias de conteúdo para as suas redes sociais. Nós criamos personas que representam o seu público-alvo e planejamos os conteúdos mais adequados para cada uma delas, levando em conta os seus interesses, necessidades, dores e objetivos.
Análise do perfil do seu cliente, da sua marca, da sua estrutura, dos seus desejos, planos e expectativas
Nós analisamos o perfil do seu cliente ideal, da sua marca, da sua estrutura, dos seus desejos, planos e expectativas para criar uma comunicação personalizada e eficaz para as suas redes sociais. Nós documentamos tudo e criamos padrões de conteúdo, visuais e textuais que atraiam o público certo e construam uma reputação digna de transformar a sua empresa em uma referência no mercado.
Criação de conteúdo que agregue qualidade à sua reputação on-line
Nós criamos conteúdo de qualidade e valor para as suas redes sociais, usando diferentes tipos e formatos de acordo com as características de cada plataforma. Nós produzimos textos, imagens, vídeos, infográficos, e-books e outros tipos de conteúdo que sejam relevantes, informativos, educativos ou divertidos para o seu público-alvo. Nós usamos técnicas de SEO e de copywriting para otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de busca e para persuadir os seus seguidores a tomarem ações desejadas.
Monitoramento e interação com o seu público nas redes sociais
Nós monitoramos e interagimos com o seu público nas redes sociais, respondendo aos comentários, às mensagens, às avaliações e às menções que a sua marca recebe nas plataformas. Nós também curtimos, compartilhamos e comentamos as postagens de outros perfis relacionados ao seu segmento ou ao seu público-alvo. Nós usamos a interação como uma forma de mostrar que você se importa com a sua audiência, de criar um relacionamento mais próximo e de gerar engajamento e fidelização.
Análise dos resultados e otimização das suas ações para reputação on-line
Nós analisamos os resultados e otimizamos as suas ações nas redes sociais, acompanhando as métricas e os indicadores que mostram o desempenho do seu conteúdo nas plataformas. Nós identificamos o que está funcionando ou não na sua estratégia de conteúdo e fazemos os ajustes necessários para melhorar o seu desempenho.
Se você quer saber mais sobre como a Agência Tigris pode te ajudar a construir e manter uma boa reputação on-line nas redes sociais, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!
Gostou do conteúdo? Quer entender mais sobre como a gestão de redes sociais pode interferir diretamente na quantidade q qualidade das suas vendas? Clica no chat aqui embaixo ou no botão do WhatsApp para falar com um consultor. E, para ter mais informações e dicar importantes sobre marketing digital, aqui no blog temos diversos posts relacionados a marketing digital. Aproveite e acompanhe a Agência Tigris nas Redes Sociais, com conteúdo relevante para o seu negócio no LinkedIn, Twitter, Instagram e Facebook.