Quem acompanha a Agência Tigris nas redes sociais ou já trabalhou com uma agência de marketing digital sabe que os resultados no Instagram são muito subjetivos. De um modo geral, as mídias sociais foram feitas para gerar conexões através de interesses. Uma grande marca de refrigerantes vai atrair pessoas que tenham interesses em bebidas gaseificadas ou nos temas que essa marca utilize em suas publicações. Mas quanto, de fato ela vende diretamente pos essas redes? Acreditaria que uma das maiores empresa do mundo não realiza vendas pelo Instagram? Então, por que a sua marca deveria investir nesse meio de comunicação? Vamos te responder neste post.
Como as pessoas conhecem a sua marca?
Antes de mais nada, é muito importante responder a essa pergunta. Afinal, sem as mídias digitais, como as pessoas conhecerão a sua marca? Vai seguir batendo de porta em porta ou abrindo as torneiras dos cofres da empresa em ações de mídia exterior com baixíssimo alcance?
Uma pesquisa do SPC Brasil em 2018 mostrou que 47% dos compradores de lojas físicas pesquisam sobre uma empresa na internet antes de realizar uma compra. O índice chegou em 75% quando os consumidores eram virtuais e físicos. Sabe o que isso significa? Não ter a sua marca na internet pode te significar que até 3/4 dos seus possíveis clientes estão comprando na concorrência.
Aqui já podemos ver com certeza que os resultados do Instagram já aparecem apenas por ter uma página publicada e com informações úteis sobre seus produtos e serviços.
Organicamente, quais os resultados no Instagram?
Se você usa o Instagram há pelo menos algumas semanas, já percebeu posts com a inscrição “Patrocinado” enquanto rolava pelo seu feed. Pois bem, essas postagens são pagas, logo, não são orgânicas. Os posts orgânicos são aqueles que aparecem em seu feed sem que alguém tenha pagado para isso. Aqui vão as formas mais comuns que o Instagram, Facebook e Twitter lhe mostram posts organicamente:
- Você segue aquela pessoa ou empresa;
- Alguém que você segue curte as postagens daquela pessoa ou empresa;
- Posts que você costuma curtir ou interagir são semelhantes aos daquela pessoa ou empresa;
- Hashtags que você segue foram utilizadas nas postagens daquela pessoa ou empresa;
- Você pesquisou por termos, locais ou hashtags e viu postagens que usam esse termo, marcou o local ou usou a hashtag.
Além disso, ao pesquisar por um produto ou serviço na internet, ou pedir indicações a amigos, sua empresa pode aparecer, seja no Google ou em sites de recomendações. Mas, para ter mais informações sobre a sua marca e saber se ela é confiável, as pessoas irão pesquisar diretamente por ela nas redes sociais. Se elas não te encontrarem ou as postagens sejam antigas, amadoras e com erros de escrita, provavelmente optarão por seguir ao concorrente.
Situações mais comuns quanto a necessidade de ter um Instagram atualizado
Durante negociações e processos de venda, isso também vai acontecer e você perderá uma venda. Veja onde é mais comum isso acontecer:
- Durante negociações de vendas na indústria: Empresários irão pesquisar tudo sobre a sua empresa e, não encontrando ou vendo que a sua empresa não investe na imagem, podem desconfiar da sua marca e optar por um concorrente.
- Quando pesquisam por médico ou dentista através do plano de saúde/odontológico: Ao pesquisar um profissional, a maioria das pessoas preferem pesquisar sobre ele antes de ligar para marcar uma consulta. Antes, a proximidade com a residência era o principal critério.
- Consumidores em busca de produtos: Quem pesquisa por produtos querem conhecer bem a loja que irão comprar, ver os comentários, avaliações e saber se a empresa é realmente confiável e oferece as garantias.
- Qualidade de prestação de serviços: Você contrata um pintor sem referências? Vale para todos os tipos de serviços e em todas as proporções. E quanto maior o valor do contrato, maior a importância de ter uma imagem de respeito na internet.
Resultados no Instagram de forma patrocinada
Para resultados pagos, a gestão de tráfego ou gestão de anúncios é a forma de chegar e pessoas que não visualizam a sua marca de forma orgânica, ou fortalecer a presença da sua marca para todos os públicos. Neste ponto, as estratégias são bem diferentes e a gente costuma usar o indicador “vendas” antes do indicador “reputação”. Mas, aqui é um ponto para ser abordado em outro post. E, se preferir, pode entrar em contato com a gente para te ajudarmos a identificar como mensurar os resultados do seu negócio.
Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Aqui no blog temos diversos posts relacionados a marketing digital. Aproveite e acompanhe a Agência Tigris nas Redes Sociais, com conteúdo relevante para o seu negócio no LinkedIn, Twitter, Instagram e Facebook.