Vamos começar esse artigo quebrando um pouco a sua expectativa: como tudo na vida, a resposta para essa pergunta é “depende”. Calma, o texto não acaba aqui. Se você ainda está na dúvida e precisa entender em qual situação um site grátis pode ser a solução, mesmo que temporária, continue lendo que vamos te ajudar.
Criar um site grátis pode ser uma alternativa executável para empreendedores que ainda não podem investir de 2 a 5 mil reais em um site profissional, muito menos 6 a 10 mil em um e-commerce simples, se seu objetivo for usar o site para vender produtos. Quem dirá aplicar 75 mil num site com sistema totalmente customizado com os melhores recursos, e assim por diante.
Antes de mais nada, é importante entender a realidade: muitas empresas não enxergam a necessidade de criar um site profissional. Seus sócios preferem usar o dinheiro que poderia ser bem investido em um site para comprar um smartphone lançamento (daqueles que custam o preço de 3 sites profissionais) ou fazer uma viagem de férias para Orlando.
Entenda, não temos nada contra, os empreendedores devem colher os frutos do seu trabalho. Porém um site que trabalhe para o seu negócio no meio digital pode render a empresa (e, consequentemente, aos sócios) muitas viagens, smartphones modernos, reformas relevantes em seu escritório ou até expansão da marca.
Assim como outros investimentos em mídia, marketing e comunicação, muitos empresários acabam enxergando o investimento em um endereço digital como um “custo a mais”, algo que não é assim tão vantajoso, e nesse cenário, fazem a escolha pela criação de um site grátis ou baratinho.
Por falar em sites baratinhos, existem aqueles “criadores de sites” que custam bem pouco, mas que, via de regra, têm as mesmas características do gratuito, com algumas funções a mais, como opções de inserir scripts customizados (como aqueles que usamos em campanhas de anúncios), domínio próprio ou remover propagandas, que costumam estar presentes nas versões free.
Em poucas palavras já te provamos como a resposta para a pergunta do título não é assim tão simples, pois existem diversos cenários e situações que podem indicar uma “ausência” do pensamento empreendedor, ou apenas uma questão financeira momentânea mesmo. Sendo assim, vamos começar por você, que realmente não tem como criar um site customizado.
Vantagens de criar um site grátis
Começa pela óbvia: claro, é grátis. Essa é a principal vantagem, mas também não é a única. Geralmente os criadores de sites disponíveis no mercado, incluindo os grátis, possuem um gerenciador que permite que você monte rapidamente – e com certa facilidade – o seu próprio site, apenas arrastando e soltando os itens, como fotos, logos, menus, textos, galerias etc.
Essas plataformas de criação de sites gratuitas ou de baixo custo também costumam te dar diversas opções pré-montadas, os famosos templates, para que você encontre tudo que precisa, fazendo apenas algumas alterações em questão de cores, fotos e textos para deixar personalizado com a cara da sua marca.
Muitos deles também já hospedam o seu site, embora não seja num domínio amigável. Daí, você já pode colocar o endereço digital da sua marca na boca do povo e começar a buscar novos leads para a sua empresa.
Outro benefício é que você não irá precisar se preocupar com pagamento de domínio, pagamento de servidor, redirecionamentos DNS ou qualquer outro conhecimento técnico avançado que um site normalmente exige. Assim, você economiza não apenas esforços, mas também o seu precioso tempo.
Usar ferramentas limitadas, porém práticas, fazem com que um site grátis fique pronto em 7 a 15 dias, em média, contra 1, 2 a 3 meses de um site profissional. E, por último, seu ROI será sempre nulo ou positivo. Ou seja, sem preocupação de ter um resultado negativo e “perda de investimento” após a criação do site.
Desvantagens de criar um site grátis
A lista não foi muito longa, e também acaba por aí, não existem mais vantagens em ter um site grátis. Já que passamos por esse ponto, vamos partir então para falar dos aspectos positivos em investir e criar o seu um site profissional.
1. Personalização: o site vai ficar realmente a sua cara
Para começar, você terá um site que realmente representa a identidade da sua empresa. Todo o layout será pensado no perfil do seu negócio, seus clientes e seus produtos e/ou serviços, tudo feito por profissionais que, geralmente, já fizeram dezenas ou centenas de sites e têm a capacidade de definir o melhor para o seu site, visando no maior poder de conversão.
2. Estabilidade: maior qualidade dos servidores
Adquirir um servidor pago de qualidade, o que não se enquadra as opções dos sites criados gratuitamentes na internet, te dará a possibilidade de ter mais acessos ao site, sem risco de quedas e perda de dados. Além disso, você poderá controlar seus e-mails e até usar outros serviços, como armazenagem de arquivos na nuvem.
3. Completo: versatilidade de sistema
Ao trabalhar com WordPress, por exemplo, podemos inserir novas funções ao site, além de páginas e posts. Se sua marca é uma clínica, por exemplo, pode adicionar um campo customizado chamado “tratamentos”, outro chamado “depoimentos”.
Além disso, é possível personalizar formulários de contato e trabalhar com diversos plugins e ferramentas para melhorar a velocidade, segurança e qualidade do seu site. Vale ressaltar que alguns desenvolvedores abusam do uso de plugins, usando alguns sem necessidade e tornando o site mais pesado e lento, prejudicando a navegação.
4. Economia: seu tempo vale mais
Ao invés de você perder o seu tempo fazendo um site que jamais ficará com uma cara profissional de verdade, única e com poder de conversões, vai ter uma equipe completa, com gerentes, estrategistas, designers e desenvolvedores fazendo tudo para você de forma completa.
5. Manutenção: menos erros e quedas
Usar sistemas simples, além de sobrecarregar o código (porque precisam ser feitos para todos, fazendo com que 80% do código não seja usado por você, deixando o site mais pesado) costuma causar conflitos entre seus próprios scripts. Além de disponibilizar poucos recursos do servidor, faz com que seu site saia frequentemente do ar. Já servidores pagos trabalham com 99,9% de uptime (99,9% do mês o seu site é garantido que estará no ar).
Vai ou não fazer um site sem gastar nada?
Depois de ler este artigo, ainda pode haver dúvidas. Por isso, a Agência Tigris disponibiliza um consultor especialista para tirar as suas dúvidas gratuitamente, te ajudando (de verdade) a decidir a melhor opção para a sua empresa. Mantenha-se sempre atualizando, usando nossas páginas no Instagram e Facebook para obter dicas e informações que podem ser extremamente importantes para o seu negócio.